Pular para o conteúdo principal

Vacas leiteiras batem recorde mundial de produção na premiação da Megaleite


  • Marcelo Lara | Uberaba (MG)
Nauro Júnior
Foto: Nauro Júnior / Agencia RBS
Torneio serve de termômetro para pecuaristas que buscam boa genética na produção de leite
Megaleite, uma das maiores feiras de pecuária leiteira do país, em Uberaba (MG), premiou, nesta semana, vacas com alto potencial genético, que bateram recordes mundiais de produção leiteira. Logo que conquistam o título, muitos animais já têm seu valor de mercado supervalorizado. O evento – uma maratona de três dias em ordenha, boa alimentação e muito cuidado – reuniu diferentes raças, mas buscou uma única finalidade: potencializar ao máximo a produtividade que cada bovino pode expressar em condições de competição. Foram três dias em ordenha, boa alimentação e muito cuidado. 

O torneio serve de termômetro para os pecuaristas que buscam boa genética na produção de leite. O prêmio de grande campeã da raça gir leiteiro foi para Hastra TE Monte Verde, com uma média de 50,17 quilos de leite. Da raça girolando, participaram 51 animais de diferentes cruzamentos. A vaca Muralha Dramatic da Santa Luzia, meio sangue girolando, foi a grande campeã da raça, com mais de 85 litros de leite por dia. Com esse resultado, o animal, que foi comprado em abril por R$ 12 mil, passou a valer mais de R$ 300 mil.

– O animal que ganha o torneio da Megaleite tem seu preço supervalorizado. Metade desse animal e a busca por prenhes e frutos dele já estão sendo procurados por vários criadores – explica o coordenador Programa de Melhoramento Genético da Girolando, Marcello Cembranelli.

A meio sangue Magda Bandoli ocupou o segundo lugar na raça girolando, com uma produtividade de 77,83 quilos de leite por dia. Na categoria novilha meio sangue, o destaque foi para Grasi Wildman, de dois anos. A produtividade impressionou até o dono da fêmea:

– Trouxe essa novilha com a intenção de bater o recorde da minha outra. Uma novilha com 25 meses dá 61,5 quilos. É coisa de outro mundo! Nunca existiu uma novilha com essa idade que fosse girolando e que desse esse leite – comenta o pecuarista Eurípedes José da Silva.

Na categoria 5/8, Germina Diana bateu recorde nacional da categoria: mais de 66 quilos. Ela é filha do touro Toy Story.

– Fazendo um acasalamento corretivo, usando o touro como Toy Story, que é o único touro da raça holandesa a produzir mais de dois milhões de doses, é que se cria um animal com tal destaque produtivo – destaca o produtor Francisco Aragão.

No cruzamento 1/4 de sangue, a novilha Obra Prima produziu mais de 61 quilos – um recorde da categoria e da Megaleite.  A produtividade gera valorização do animal, porque essa é uma característica que facilmente passa para as futuras gerações.

– A produção de leite tem alto grau de herdabilidade, então, é claro que ela tem uma chance muito grande de transmitir esse potencial de produção para suas filhas. Por isso tem que valer muito – explica o pecuarista Francisco Aragão.

A Megaleite acontece até domingo, dia 7, no Parque Fernando Costa. 

Postagens mais visitadas deste blog

Depredação do patrimônio público escolar é CRIME e pode causar pena de detenção por até 6 meses

O que é Patrimônio Público segundo a Lei Nº 4.717/65? É o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Segundo a definição da lei, o que caracteriza o patrimônio público é o fato de pertencer ele a um ente público – a União, um Estado, um Município, uma autarquia ou uma empresa pública. O que diz o Código Penal (Lei Nº 2.848/40) sobre Dano ao Patrimônio Público? Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Parágrafo único - Se o crime é cometido: I - com violência à pessoa ou grave ameaça; II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave; III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima Pen...

Estádios fenológicos e marcha de absorção de nutrientes da soja.

Autoria:  OLIVEIRA JUNIOR, A. de; CASTRO, C. de Confira neste material:  Estádios fenológicos: fase reprodutiva (crescimento indeterminado e determinado); fase vegetativa. Marcha de absorção de nutrientes da soja: macronutrientes (nitrogênio, cálcio, fósforo, magnésio, potássio e enxofre) e micronutrientes (Boro, manganês, cobre, zinco). Extração e exportação de macro e micronutrientes em diferentes cultivares de soja: BRS 184, SYN 1059, DM 6563 - Intacta RR2 PRO (tm).

#RELEMBRE HISTÓRIA : Arado de tração animal

             Por volta de 5000 a.C., o ser humano cansou de vagar em busca de terras boas para o cultivo e de depender de minhocas para preparar o solo. Nossos antepassados usavam galhos de árvores para afofar o solo e fazer sulcos onde eram colocadas as sementes, como enxadas primitivas.        Como nessa época o ser humano já havia dominado a metalurgia e a domesticação de animais, inventou um utensílio feito com galhos bifurcados (que depois recebeu uma pedra afiada na ponta) que, puxado por animais, arava a terra.Os sumérios foram os primeiros a utilizarem arados tracionados por animais.         Como o arado comum sempre tomba a terra para um mesmo lado,é impossível ter-se linhas consecutivas trabalhadas em sentidos inversos, que estragariam o terreno. Usam-se então esquemas para dividir a área em glebas, arando umas na ida e outras na volta. É preciso t...