Um amigo tem no quintal de sua casa duas jabuticabeiras, sendo uma com características peculiares: frutos de tamanho acima da média, com casca grossa e polpa consistente. Gostaríamos de saber a qualidade e como retirar mudas da planta.
Liz Zanchetta Dagostino
São Paulo, SP

É possível que se trate de uma jabuticabeira-ponhema, cujos frutos chegam a atingir 5 centímetros de diâmetro. A jabuticabeira-sabará, mais fácil de encontrar, possui frutos com diâmetros variando de 1,5 a 3 centímetros. Devido ao fruto menor e mais adocicado, a sabará tende a ser a mais apreciada pelos consumidores. Para obter mudas da jabuticabeira-ponhema, indica-se a propagação vegetativa, procedimento que reduzirá o tempo necessário até ocorrer a primeira frutificação. O método mais utilizado para se propagar jabuticabas, em geral, é a enxertia por garfagem.
Consultores: Eduardo Suguino e Terezinha Monteiro dos Santos-Cividanes, pesquisadores da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, esuguino@apta.sp.gov.br e terezinha@apta.sp.gov.br
Comentários
Postar um comentário
Os comentários não emite nenhuma opinião do blog, sendo de total responsabilidade do usuário.