Pular para o conteúdo principal

Bioativadores – Como o feijão se comporta com a aplicação


Crédito Shutterstock
Mundialmente, o Brasil ganha destaque como um dos maiores produtores e consumidores de feijão, com produção média anual de 3,5 milhões de toneladas (MAPA, 2016).
No entanto, Borges et al. (2015) afirmam que, devido ao baixo uso de insumos por parte de alguns agricultores, a feijoicultura acaba apresentando uma produção insatisfatória. Diante disso, o uso de bioativadores surge como uma solução, por apresentar efeito positivo na produção.
Os bioativadores são substâncias orgânicas, compostos de biorreguladores e de macro e micronutrientes, que aumentam a capacidade produtiva da planta, capazes de atuar em diversos parâmetros, como aumento de resistência ao estresse, absorção de água e nutrientes, desenvolvimento radicular, vigor e germinação, dentre outros (Castro et al., 2017).
No Brasil, o uso de bioativadores começa a ser explorado, e os estudos têm demonstrado aumento quanti e qualitativo na produtividade (Serciloto, 2002). No entanto, poucos são os trabalhos existentes com bioativador visando verificar seus efeitos no metabolismo e desenvolvimento dos vegetais, além dos resultados ainda não serem claros, evidenciando forte interação entre cultivares, épocas, condições de estresse e disponibilidade de nutrientes (Almeida et al., 2010).
Pesquisas com o feijoeiro
Carvalho (2012), analisando o desempenho de sementes de feijão tratadas com bioativador HX®, verificou que o mesmo promoveu maior germinação nas sementes da cultura, antecipou o início desta e propiciou maior vigor e desenvolvimento nas plantas.
Corroborando com o trabalho anterior, Carvalho et al. (2014), estudando a influência da utilização de produto com potencial bioativador no desempenho fisiológico de sementes de feijão, concluiu que o produto proporciona acréscimos na velocidade de germinação.
Borges et al. (2015), avaliando o efeito do tiametoxam no tratamento de sementes de feijão, observou que o produto estimula o desempenho fisiológico das sementes da cultura (cv. Pérola e Iapar), sendo as doses de 200 e 300 mL 100 kg-1 de sementes as mais eficientes.
Essas substâncias, quando aplicadas na cultura, modificam ou alteram vários processos metabólicos e fisiológicos específicos. Portanto, é necessário a aplicação e manejo corretos destes produtos.

FONTE/AUTORES

ALINE BITTENCOURT NUNES 
GRADUANDA EM AGRONOMIA – UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA (UFRA)
GUSTAVO ANTONIO RUFFEIL ALVES 
MEMBRO DA CTES E CPPD DO CURSO DE AGRONOMIA E PROFESSOR – UFRA
GUSTAVO.RUFFEIL@UFRA.EDU.BR 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Depredação do patrimônio público escolar é CRIME e pode causar pena de detenção por até 6 meses

O que é Patrimônio Público segundo a Lei Nº 4.717/65? É o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Segundo a definição da lei, o que caracteriza o patrimônio público é o fato de pertencer ele a um ente público – a União, um Estado, um Município, uma autarquia ou uma empresa pública. O que diz o Código Penal (Lei Nº 2.848/40) sobre Dano ao Patrimônio Público? Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Parágrafo único - Se o crime é cometido: I - com violência à pessoa ou grave ameaça; II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave; III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima Pen...

Estádios fenológicos e marcha de absorção de nutrientes da soja.

Autoria:  OLIVEIRA JUNIOR, A. de; CASTRO, C. de Confira neste material:  Estádios fenológicos: fase reprodutiva (crescimento indeterminado e determinado); fase vegetativa. Marcha de absorção de nutrientes da soja: macronutrientes (nitrogênio, cálcio, fósforo, magnésio, potássio e enxofre) e micronutrientes (Boro, manganês, cobre, zinco). Extração e exportação de macro e micronutrientes em diferentes cultivares de soja: BRS 184, SYN 1059, DM 6563 - Intacta RR2 PRO (tm).

#RELEMBRE HISTÓRIA : Arado de tração animal

             Por volta de 5000 a.C., o ser humano cansou de vagar em busca de terras boas para o cultivo e de depender de minhocas para preparar o solo. Nossos antepassados usavam galhos de árvores para afofar o solo e fazer sulcos onde eram colocadas as sementes, como enxadas primitivas.        Como nessa época o ser humano já havia dominado a metalurgia e a domesticação de animais, inventou um utensílio feito com galhos bifurcados (que depois recebeu uma pedra afiada na ponta) que, puxado por animais, arava a terra.Os sumérios foram os primeiros a utilizarem arados tracionados por animais.         Como o arado comum sempre tomba a terra para um mesmo lado,é impossível ter-se linhas consecutivas trabalhadas em sentidos inversos, que estragariam o terreno. Usam-se então esquemas para dividir a área em glebas, arando umas na ida e outras na volta. É preciso t...