Pular para o conteúdo principal

Semeadura antecipada da soja é tendência

Crédito Shutterstock
Crédito Shutterstock





















A semeadura antecipada da soja é uma estratégia utilizada para reduzir a incidência de doenças e pragas no final do ciclo ou para semear o milho de segunda safra em sucessão à soja o mais cedo possível.
A janela ideal de plantio de soja na região do Mato Grosso, por exemplo, se dá no final de setembro, mês de outubro e primeira dezena de novembro (sendo a última já de risco de ferrugem e mosca-branca).
Quanto à semeadura antecipada, acontece entre o dia 15 de setembro, quando encerra o vazio sanitário, a início de outubro. Neste último caso, o produtor tem como vantagens: favorecer a janela de plantio de algodão, de milho safrinha ou outra cultura na segunda safra (girassol, sorgo), reduzir o risco de pressão de ferrugem e mosca-branca no final do ciclo na cultura da soja. Ainda, e não menos importante, alguns produtores alcançam melhores preços da soja no mês de janeiro.
 Paulo Sérgio de Asunção, engenheiro agrônomo e produtor rural - Crédito Arquivo pessoal
Paulo Sérgio de Asunção, engenheiro agrônomo e produtor rural – Crédito Arquivo pessoal




















Cuidados
Em primeiro lugar, ao se optar pela semeadura antecipada, o produtor deve efetuar um bom tratamento de sementes para protege-las de fungos de solos e pragas iniciais.
É imprescindível, ainda, ter atenção com a umidade ideal e suficiente para uma boa germinação, estar alerta às pragas iniciais que se encontram nos restos das coberturas (milhetos, cortadeiras, milhos tigueras, etc.).
De preferência, deve-se ter uma boa cobertura para reduzir a perda de água por evaporação e manter uma menor temperatura do solo, amenizando o problema com escaldadura (estrangulamento por alta temperatura no caule da planta na região em contato com o solo).
Crédito Shutterstock
Crédito Shutterstock






















Tendência
O semeio antecipado é uma tendência, pois, como dito, além de favorecer a janela de plantio da segunda safra, também diminui o risco com ferrugem e mosca-branca no final do ciclo da soja. Dado o problema de resistência dos grupos de fungicidas existentes no mercado, essa passa a ser uma ferramenta muito importante como estratégia de manejo da doença (principalmente ferrugem).
 Nas regiões produtoras do Mato Grosso, onde chove cedo, essa prática é muito utilizada.
Fique atento
O semeio antecipado não é recomendado em solos sem umidade ou com pouca umidade, sendo esse último pior ainda. Portanto, deve-se evitar o plantio em solos arenosos, onde o risco se torna bem maior em função da baixa capacidade de armazenamento de água desse tipo de solo, que seca muito rápido.
Para plantio nesse tipo de solo precisamos ter o regime de chuvas bem estabelecido e uma boa cobertura com palhada. Também nesse tipo de solos temos mais problemas com altas temperaturas (podendo chegar a 60ºC na superfície), causando escaldadura, ou seja, um estrangulamento do caule na base da planta em contato com o solo.
Por isso, o plantio mais tarde, após o estabelecimento do regime de chuva, deixa o solo com menor temperatura, diminuindo também a incidência desses problemas.
Mesmo em solos argilosos, principalmente naqueles sem cobertura de palhada, temos o risco de danificar a qualidade da semente (cozinhar) se logo após o plantio o regime de chuva não se estabelecer e a temperatura estiver muito alta. Isso acontece em função da maior evaporação e maiores temperaturas no solo, podendo desidratar a semente e apodrece-la.
Produtividade
A produtividade não estárelacionada apenas à data de plantio, mas também em função das características das cultivares utilizadas e clima (chuva, luminosidade) durante todo ciclo da cultura.
De maneira geral, temos obtido uma boa produtividade, mas lembro que alguns materiais não aceitam esse plantio muito cedo. Portanto, é preciso conhecer bem o comportamento de cada material que será plantado nessa época.
Em geral, os plantios do final são prejudicados pela pressão de pragas e doenças, pois nessa época as plantas sofrem com a migração de mosca-branca, esporos de ferrugem oriundos de lavouras mais novas e até mesmo da poeira levantada na colheitadeira destas áreas.

Postagens mais visitadas deste blog

Depredação do patrimônio público escolar é CRIME e pode causar pena de detenção por até 6 meses

O que é Patrimônio Público segundo a Lei Nº 4.717/65? É o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Segundo a definição da lei, o que caracteriza o patrimônio público é o fato de pertencer ele a um ente público – a União, um Estado, um Município, uma autarquia ou uma empresa pública. O que diz o Código Penal (Lei Nº 2.848/40) sobre Dano ao Patrimônio Público? Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Parágrafo único - Se o crime é cometido: I - com violência à pessoa ou grave ameaça; II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave; III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima Pen

5 Apps para uso na área zootécnica

1-$uplementa Certo       Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária lança o $uplementa Certo, primeiro aplicativo para smartphones e tablets, com sistema operacional Android, desenvolvido com o objetivo de ajudar na escolha de produtos e estratégias pertinentes a nutrição de bovinos de corte. https://play.google.com/store/apps/details?id=br.embrapa.cnpgc.bcss 2-C7 Gado Corte - Manejo I O aplicativo C7 Gado Corte I é integrante do CR Campeiro 7 e tem por objetivo o registro de operações de manejo do rebanho bovino de corte em uma propriedade rural.  https://play.google.com/store/apps/details?id=com.campeiro.c7gadoi 3-Sistema Rebanho/Gado Leiteiro Aplicativo destinado a criadores de gado leiteiro e consultores da área, sejam veterinários, zootecnistas, pesadores de leite, e afins. O Rebanho Leiteiro é um aplicativo portátil completo para gerenciar o rebanho leiteiro do criador. Possui a ficha do animal, com

5 Melhores Apps para uso na área Florestal

1- C7 Relação H/D  O Aplicativo C7 Relação H/D – Relação Hipsométrica - opera com os dados de altura e diametro obtidos e registrados no aplicativo de levantamentos de dados I, e procede o ajuste a modelos de regressão  com cálculos de coeficientes da regressão e outros como coeficiente de determinação (R2), erro padrão da estimativa (Sxy).  Estão pré-definidos 12 modelos que comumente são utilizados em tais levantamentos.       A partir da seleção de um modelo ajustado e com a inserção de dados de DAP, o programa calcula a estimativa de alturas de árvores localizadas na área amostral onde foi estabelecida a relação hipsométrica. https://play.google.com/store/apps/details?id=crcampeiro.florestal&feature=search_result 2- Aplicativo C7 LDFP O Aplicativo C7 LDFP - Levantamentos de Dados I – Florestas Plantadas  possibilita: a) Cadastro de Espécies Florestais Exóticas(Plantadas) b) Cadastro de Projetos de Levantamentos Florestais aplicados a