Pular para o conteúdo principal

Demanda por fertilizantes no mundo deve chegar a 200 milhões de toneladas em 2021/22

 Crédito Shutterstock
Crédito Shutterstock
A demanda por fertilizantes no mundo deve chegar a quase 200 milhões de toneladas em 2021, segundo dados da Associação Internacional de Fertilizantes (IFA), o que significa um crescimento de cerca de 1,5% ao ano, a partir deste ano.
Atualmente, essa demanda está em torno de 182 milhões de toneladas. Os dados foram divulgados durante o 7º Congresso Brasileiro de Fertilizantes, promovido pela ANDA – Associação Nacional para a Difusão de Adubos.
Segundo Charlote Hebebrand, diretora geral da IFA, esse média percentual de crescimento representa uma queda em comparação a períodos similares. “Isso ocorre por alguns fatores, entre os quais a evolução tecnológica da indústria para produção dos fertilizantes, a aplicação mais eficiente por parte dos agricultores e uma reciclagem mais intensa, principalmente em países europeus”, disse.
Em termos de nutrientes, a entidade estima que o potássio terá um maior crescimento, com cerca de 2,1% ao ano, seguido pelo fosfato, com 1,5% e o nitrogênio, com 1,2%.
Em sua apresentação, Charlote ainda mostrou as regiões que terão mais influência nesse aumento da demanda no período, sendo a primeira a América Latina e o Caribe, seguida pelo Sul e Leste da Ásia e pela África. Já no quesito de crescimento percentual, a África deve liderar a expansão, com Europa Oriental e Ásia Central e América Latina e Caribe, na sequência. “O que faz a África e a América Latina estarem entre as principais regiões é a área plantável”.
Condição nacional
A diretora geral da IFA ressalta, no caso do Brasil, que ainda há a questão do crescimento constante da safra, de culturas como milho e da cana, e o posicionamento do País como um dos principais exportadores de diversas culturas do mundo. “A importância da agricultura brasileira não é apenas para alimentar o Brasil, mas todo o mundo”, explicou.
Neste sentido, Charlotte comentou o papel dos fertilizantes e da ANDA para alcançar esse objetivo. “A entidade tem desempenhado um trabalho excepcional para consenso entre todos os agentes da cadeia, desde a indústria, órgãos reguladores, agricultores e consumidores finais. Há ainda uma grande confusão sobre o que é um fertilizante e seu benefício para todos e a ANDA tem contribuído para mostrar os conceitos e as vantagens de sua utilização para a segurança alimentar, para a sustentabilidade do meio ambiente e para a produtividade”.
Para o Carlos Henrique Heredia, presidente do Conselho de Administração da ANDA, os fertilizantes têm sido protagonistas no desenvolvimento do agronegócio no Brasil. “Ao longo dos 50 anos de atividades, temos trabalhado para difundir o fertilizante e assegurar o conhecimento desse insumo tão importante para alcançar os resultados que temos hoje em termos de produtividade, sustentabilidade e segurança”, afirmou durante a abertura do 6º Congresso Brasileiro de Fertilizantes.
Fonte Campos e negócios

Postagens mais visitadas deste blog

Depredação do patrimônio público escolar é CRIME e pode causar pena de detenção por até 6 meses

O que é Patrimônio Público segundo a Lei Nº 4.717/65? É o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Segundo a definição da lei, o que caracteriza o patrimônio público é o fato de pertencer ele a um ente público – a União, um Estado, um Município, uma autarquia ou uma empresa pública. O que diz o Código Penal (Lei Nº 2.848/40) sobre Dano ao Patrimônio Público? Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Parágrafo único - Se o crime é cometido: I - com violência à pessoa ou grave ameaça; II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave; III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima Pen...

Estádios fenológicos e marcha de absorção de nutrientes da soja.

Autoria:  OLIVEIRA JUNIOR, A. de; CASTRO, C. de Confira neste material:  Estádios fenológicos: fase reprodutiva (crescimento indeterminado e determinado); fase vegetativa. Marcha de absorção de nutrientes da soja: macronutrientes (nitrogênio, cálcio, fósforo, magnésio, potássio e enxofre) e micronutrientes (Boro, manganês, cobre, zinco). Extração e exportação de macro e micronutrientes em diferentes cultivares de soja: BRS 184, SYN 1059, DM 6563 - Intacta RR2 PRO (tm).

#RELEMBRE HISTÓRIA : Arado de tração animal

             Por volta de 5000 a.C., o ser humano cansou de vagar em busca de terras boas para o cultivo e de depender de minhocas para preparar o solo. Nossos antepassados usavam galhos de árvores para afofar o solo e fazer sulcos onde eram colocadas as sementes, como enxadas primitivas.        Como nessa época o ser humano já havia dominado a metalurgia e a domesticação de animais, inventou um utensílio feito com galhos bifurcados (que depois recebeu uma pedra afiada na ponta) que, puxado por animais, arava a terra.Os sumérios foram os primeiros a utilizarem arados tracionados por animais.         Como o arado comum sempre tomba a terra para um mesmo lado,é impossível ter-se linhas consecutivas trabalhadas em sentidos inversos, que estragariam o terreno. Usam-se então esquemas para dividir a área em glebas, arando umas na ida e outras na volta. É preciso t...