Pular para o conteúdo principal

A qualidade da madeira, a demanda do cliente e o manejo florestal

Crédito Painel Florestal
Crédito Painel Florestal








No Brasil a produção de madeira a partir de povoamentos de pinus segue dois regimes predominantes: Pulpwood – um ciclo de produção sem desbastes com cerca de 15 anos, ou Utilitywood – um ciclo de aproximadamente 20 anos com dois a três desbastes.
Estes regimes de manejo são baseados na máxima produção biológica de madeira e/ou máxima rentabilidade financeira, situação confortável para o produtor, mas que gera uma série de problemas na indústria, pelas características heterogêneas da madeira.
Qualidade da madeira x demanda x manejo
Os povoamentos de pinus no Brasil, com poucas exceções, são manejados segundo a máxima produção biológica, em detrimento da qualidade da madeira. Ou seja, a madeira destes povoamentos apresenta sérios problemas na secagem, baixa estabilidade dimensional das peças, presença de nodosidades, baixa resistência e rigidez mecânica.
Estas características levaram a certa rejeição por parte do consumidor à madeira de pinus, considerada de baixa qualidade. Como consequência, sua destinação foi direcionada a usos menos nobres, como caixas para hortifrutigranjeiros e formas de concreto para construção civil.
Para compensar esta baixa qualidade, os processos industriais de transformação tiveram que ser aprimorados para atender minimamente a demanda por madeira, mas a altos custos, uma vez que parte das peças (madeira com nodosidade, bolsas de resina, grã reversa) são descartados ou transformados em biomassa para energia.
Apesar desta evolução tecnológica industrial, certas demandas de madeira de melhor qualidade e capacidade estrutural não foram atendidas, elevando a pressão por madeiras nobres das zonas tropicais do País.
Segundo o conhecimento científico associado a técnicas de manejo florestal, é possível melhorar significativamente a qualidade e as propriedades físico-mecânicas da madeira de pinuspor meio de tratos culturais – determinação do espaçamento inicial de plantio segundo o objetivo da produção da madeira, controle integrado da mato-competição, adubação e tratos silviculturais- programas de podas e desbastes.
Portanto, o silvicultor, por meio de métodos silviculturais e procedimentos e técnicas de manejo florestal, pode produzir madeira com menos defeitos, com maior qualidade, elemento este sempre desejado e almejado pelo consumidor final.
A homogeneidade da madeira ocorre à medida que os anéis de crescimento têm uniformidade - Crédito Shutterstock
A homogeneidade da madeira ocorre à medida que os anéis de crescimento têm uniformidade – Crédito Shutterstock









Pulpwood e Utilitywood
O regime de manejo florestal Pulpwood tem como características o plantio mais adensado, sem poda, sem desbastes e rotação relativamente curta. A madeira produzida tem densidade mais alta do que os parâmetros médios da espécie, mas de baixa qualidade para uso em serraria, só indicada para processo (produção de celulose e chapas de fibras).
No regime de manejo florestal Utilitywood, a lotação inicial é menor, pode ter programa de podas ou não, assim como podem ou não ocorrer desbastes. Havendo podas e desbastes, este regime pode ser chamado Clearwood, uma vez que parte da madeira é livre de nós.
O quadro a seguir detalha melhor as diferenças dos regimes Utilitywoode Clearwood:
Regime de manejo
UtilitywoodClearwood
Toras de grandes diâmetrosToras de grandes diâmetros
Madeira para usos diversificadosMadeira para usos nobres
Sem programa de podasCom programa de podas
Madeira com nóMadeira sem nó
Defeitos na madeira causados pelo manejo florestalQualidade da madeira provocada pelo manejo florestal
Baixa qualidade da madeiraAlta qualidade a madeira
Menor valor agregado à madeiraMaior valor agregado à madeira
Estratégias de produção de madeira
Somente por meio do monitoramento contínuo do crescimento das árvores – inventário florestal contínuo – é possível determinar a idade onde ocorre a máxima produtividade e produção do povoamento.
O povoamento precisa ser periodicamente mensurado e as informações obtidas, analisadas tecnicamente para a determinação do período no qual devem ser feitos os desbastes, analisados os dados dos incrementos pós-desbastes, ou seja, em que idade deve ocorrer, qual o peso (número de árvores retiradas) e o turno (qual o período de tempo entre um desbaste e outro) mais adequados para alcançar o objetivo da produção da madeira.
Cada região onde ocorre o plantio do povoamento tem características diferenciadas de geomorfologia, fertilidade do solo, condições do clima (precipitação, temperaturas médias), topografia, latitude e altitude.
Ao conjunto destas características dá-se o nome de sítio. Em cada sítio a produtividade do povoamento é diferente, sendo necessária a avaliação do crescimento, pois não é tecnicamente indicado usar o mesmo procedimento de manejo florestal em diferentes condições de sítio e esperar os mesmos resultados.
FONTE revista campos e negócios Vitor Cezar Miessa Coelho
Engenheiro florestal, doutor, consultor, membro do Grupo de Pesquisa Ciência e Tecnologia da Madeira e Produtos Florestais/UFPR/CNPqe professor da ULT – União Latino Americana de Tecnologia

Postagens mais visitadas deste blog

Depredação do patrimônio público escolar é CRIME e pode causar pena de detenção por até 6 meses

O que é Patrimônio Público segundo a Lei Nº 4.717/65? É o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Segundo a definição da lei, o que caracteriza o patrimônio público é o fato de pertencer ele a um ente público – a União, um Estado, um Município, uma autarquia ou uma empresa pública. O que diz o Código Penal (Lei Nº 2.848/40) sobre Dano ao Patrimônio Público? Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Parágrafo único - Se o crime é cometido: I - com violência à pessoa ou grave ameaça; II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave; III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima Pen

5 Apps para uso na área zootécnica

1-$uplementa Certo       Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária lança o $uplementa Certo, primeiro aplicativo para smartphones e tablets, com sistema operacional Android, desenvolvido com o objetivo de ajudar na escolha de produtos e estratégias pertinentes a nutrição de bovinos de corte. https://play.google.com/store/apps/details?id=br.embrapa.cnpgc.bcss 2-C7 Gado Corte - Manejo I O aplicativo C7 Gado Corte I é integrante do CR Campeiro 7 e tem por objetivo o registro de operações de manejo do rebanho bovino de corte em uma propriedade rural.  https://play.google.com/store/apps/details?id=com.campeiro.c7gadoi 3-Sistema Rebanho/Gado Leiteiro Aplicativo destinado a criadores de gado leiteiro e consultores da área, sejam veterinários, zootecnistas, pesadores de leite, e afins. O Rebanho Leiteiro é um aplicativo portátil completo para gerenciar o rebanho leiteiro do criador. Possui a ficha do animal, com

5 Melhores Apps para uso na área Florestal

1- C7 Relação H/D  O Aplicativo C7 Relação H/D – Relação Hipsométrica - opera com os dados de altura e diametro obtidos e registrados no aplicativo de levantamentos de dados I, e procede o ajuste a modelos de regressão  com cálculos de coeficientes da regressão e outros como coeficiente de determinação (R2), erro padrão da estimativa (Sxy).  Estão pré-definidos 12 modelos que comumente são utilizados em tais levantamentos.       A partir da seleção de um modelo ajustado e com a inserção de dados de DAP, o programa calcula a estimativa de alturas de árvores localizadas na área amostral onde foi estabelecida a relação hipsométrica. https://play.google.com/store/apps/details?id=crcampeiro.florestal&feature=search_result 2- Aplicativo C7 LDFP O Aplicativo C7 LDFP - Levantamentos de Dados I – Florestas Plantadas  possibilita: a) Cadastro de Espécies Florestais Exóticas(Plantadas) b) Cadastro de Projetos de Levantamentos Florestais aplicados a