Pular para o conteúdo principal

Função do Magnésio na Produção de Tomate

Resultado de imagem para tomate

O magnésio é exigido em diversos processos incluindo a transferência de energia e a síntese de proteínas. Com 20-25% do total de magnésio das plantas localizado nos cloroplastos, ele se torna particularmente importante para produção de clorofila.

Efeito do magnésio em estágios de crescimento

Veja mais Estágios de Crescimento do Tomate. 
StageEfeito do magnésio
Crescimento vegetativoMaximiza a concentração em tecidos foliares antes do florescimento
Florescimento - FrutificaçãoMelhora o florescimento e produção vegetal – máxima
Maturação – frutos madurosExigências máximas ocorrem nesse estágio para produção de frutos de qualidade 


Deficiências de Magnésio no Tomate
Orientações Gerais para aplicação de Magnésio

Um suprimento regular é necessário ao longo do ciclo de vida da cultura. Até 60kg/ha de magnésio são utilizados pela cultura do tomate. A absorção de magnésio pode ser diminuída pelo excesso de outros cátions, sendo portanto importante manter um equilíbrio adequado. É necessário ter um cuidado particular com sistemas de fertirrigação.
Os sintomas de deficiência de magnésio começam pela base das plantas em folhas mais velhas e então movem em direção a partes mais altas. Os frutos aparentemente amadurecem de maneira uniforme, no entanto com atraso na maturação. As deficiências podem também ocorrer no meio das plantas quando ocorrem alta carga de frutos, porém isso ocorre de maneira transitória. Quando as deficiências são menos severas, as folhas mais velhas parecem quebradiças, com enrolamento no tecido entre as nervuras. Quando as deficiências são severas, as cloroses entre as nervuras progridem a partir da margem para o meio do limbo foliar.
As nervuras menores também se tornam cloróticas, porém nervuras maiores permanecem verde-escuras. Se continuar havendo falta de magnésio, a clorose entre as nervuras se torna mais intensa, a coloração se torna um amarelo-alaranjado brilhante e pontos necróticos podem surgir, os quais podem crescer junto com faixas marrons. Finalmente, as folhas mais velhas morrem e a planta inteira fica amarelada, com redução drástica na produtividade de frutos. Excesso de magnésio pode resultar em desequilíbrio, e causar deficiência de cálcio e/ou potássio.
Fonte http://www.yarabrasil.com.br/nutricao-plantas/culturas/tomate/fatores-chaves/funcao-magnesio/

Postagens mais visitadas deste blog

Como é formado os solos

O solo é a fina camada de material que cobre a superfície da Terra e é formado a partir da desagregação das rochas.Ela é composta principalmente de partículas minerais, materiais orgânicos, água, ar e organismos vivos de todas as que interagem lentamente ainda constantemente. A maioria das plantas obtem os seus nutrientes do solo elas são a principal fonte de alimento para os seres humanos, animais e pássaros.Portanto, a maioria dos seres vivos na terra dependem do solo para a sua existência. O solo é um recurso valioso que precisa ser cuidadosamente gerido, uma vez que é facilmente degradado.Se entendermos o  solo e controlá-lo corretamente, vamos evitar a destruição de um dos blocos de construção essenciais de nosso meio ambiente e nossa segurança alimentar. Perfil do solo, mostrando as diferentes camadas ou horizontes. O perfil de soloComo solos desenvolveram ao longo do tempo, as camadas (ou horizontes) formam um perfil do solo. A maioria dos perfis de solo é composto por - solo e subs…

Conheça os 5 melhores aplicativos para uso na área Agronômica 2018

1º PlantNet: Um excelente App para identificação de plantas daninhas. https://play.google.com/store/apps
Pl@ntNet é uma aplicação de colecta, anotaçâo e pesquisa de imagens para auxiliar a identificar plantas.Ela integra um sistema de ajuda para a identificação automática de plantas a partir de fotos comparadas com as imagens de um banco de dados botânicos. Os resultados permitem encontrar o nome botânico de uma planta, se esta for suficientemente ilustrada na base de referência. Tanto o número de espécies processadas como o número de imagens utilizadas evoluem com as contribuições neste projeto.A aplicação não permite a identificação de plantas ornamentais ou de horticultura. Funciona ainda melhor se as imagens submetidas focalizarem um órgão ou uma parte bem determinada da planta. As fotos de folhas de árvores sobre um fundo uniforme fornecem os resultados mais relevantes. 2° Pasto Certo O Pasto Certo é um aplicativo para dispositivos móveis que permite o acesso, de forma rápida e integr…

5 Melhores Apps para uso na área Florestal

1- C7 Relação H/D 

O Aplicativo C7 Relação H/D – Relação Hipsométrica - opera com os dados de altura e diametro obtidos e registrados no aplicativo de levantamentos de dados I, e procede o ajuste a modelos de regressão  com cálculos de coeficientes da regressão e outros como coeficiente de determinação (R2), erro padrão da estimativa (Sxy).  Estão pré-definidos 12 modelos que comumente são utilizados em tais levantamentos.
      A partir da seleção de um modelo ajustado e com a inserção de dados de DAP, o programa calcula a estimativa de alturas de árvores localizadas na área amostral onde foi estabelecida a relação hipsométrica. https://play.google.com/store/apps/details?id=crcampeiro.florestal&feature=search_result
2-Aplicativo C7 LDFP

O Aplicativo C7 LDFP - Levantamentos de Dados I – Florestas Plantadas  possibilita:
a) Cadastro de Espécies Florestais Exóticas(Plantadas) b) Cadastro de Projetos de Levantamentos Florestais aplicados a:     - Inventário de Florestas Plantadas     - Cálc…