Pular para o conteúdo principal

Plantas daninhas como vetores de pragas e doenças na agricultura


Crédito Ana Maria Diniz
Crédito Ana Maria Diniz
O cuidado com o manejo das plantas daninhas nas culturas já se mostrou fator importante e decisivo na produtividade obtida pelos agricultores. O que muitas vezes não levamos em consideração é que esse manejo é necessário não só pelos danos que elas causam diretamente às culturas, como competição por espaço, luz, água e nutrientes.
As plantas daninhas, quando fora do nível aceitável, ou fora da época aceitável, podem acarretar prejuízos que não se refletem somente na produtividade de determinada cultura, mas também em perdas nos anos agrícolas seguintes e diminuição drástica na margem de lucro devido a medidas de controle atrasadas.
As perdas em questão são devido à capacidade das plantas daninhas hospedarem patógenos, insetos pragas ou ainda insetos vetores de patógenos que causem danos às culturas. Dependendo da intensidade de infestação, somente a presença de daninhas já é capaz de causar perdas de até 100% na produtividade. Então, quando se leva em consideração a possibilidade de abrigo de pragas e hospedagem de patógenos, tem-se a real noção da importância de um controle realizado corretamente.

Problema sério

As plantas daninhas podem ser consideradas um problema fitossanitário de longo prazo, pois podem estar presentes nas áreas todo ano, criando um ambiente favorável para a hospedagem de patógenos e para que insetos pragas não só completem seus ciclos, mas tenham a oportunidade de multiplicar muito a sua população, a exemplo dos percevejos na cultura da soja.
Além dos percevejos, outros exemplos de insetos que se beneficiam da presença de plantas daninhas na área são os pulgões, insetos sugadores pertencentes à ordem Hemiptera, que injetam substâncias tóxicas, causando danos físicos às plantas e atuando também como o mais importante grupo de insetos vetores de viroses, transmitindo centenas de espécies de vírus fitopatogênicos.
Pode-se citar também a Guanxuma (Sida spp.) como hospedeiro do mosaico dourado do feijoeiro e o capim-massambará (Sorghumhalepense), hospedeiro do vírus do mosaico da cana-de-açúcar.
Danos diretos e indiretos
Quando se fala de plantas daninhas como vetores de pragas e doenças, significa que elas são capazes de repassar de forma ativa (estando infectada) ou passiva um agente infeccioso (parasita, bactéria ou vírus).
No geral, os danos causados pelas plantas daninhas podem ser considerados diretos (quando ela interfere diretamente pela competição por espaço físico, luz, nutrientes ou água com uma cultura agrícola) ou indiretos (quando as daninhas formam um ambiente propício para a sobrevivência e reprodução de insetos-pragas, provendo alimento ou abrigo, ou sendo hospedeiras de fitopatógenos que, posteriormente, sejam transmitidos e causem prejuízos às culturas).
A Guanxuma é hospedeiro do mosaico dourado do feijoeiro - Crédito Josias Correia de Faria
A Guanxuma é hospedeiro do mosaico dourado do feijoeiro – Crédito Josias Correia de Faria




















Plantas daninhas como abrigo de pragas
Como as plantas cultivadas atualmente passam por um intenso processo de domesticação, estas perderam a característica de rusticidade, e com isso sofreram uma grande baixa de vigor, fazendo com que as culturas sejam muito mais sensíveis ao ataque tanto de pragas quanto de doenças.
Mas, com as plantas daninhas foi diferente – elas permanecem rústicas e vigorosas e cada vez mais se adaptam ao ambiente em que se encontram, o que faz com que elas sejam ótimos abrigos para algumas pragas, pois têm a capacidade de suportar o ataque das pragas, fornecer alimento para todo seu ciclo e ainda resistem ao aumento da população sem grandes prejuízos.
Alerta constante
Existem diversos registros de plantas daninhas que abrigam pragas, como por exemplo, o caso da mosca-branca (Bemisiaspp), que ataca diversas culturas, como tomateiro, aboboreira, melão, melancia, uva e ainda abriga uma das principais pragas do feijoeiro (causa sintomas de mosaico dourado).
Há, também, relatos dessa praga vivendo em muitas espécies de plantas daninhas, como corda de viola (Ipomoeaspp), guanxuma (Sida rhombifolia), leiteiro (Euphorbiaheterophylla) e picão preto (Bidens pilosa). Estes são só alguns exemplos – existem relatos de mais de 25 outras espécies que também têm a capacidade de abrigar essa praga.
 Fonte: revista Campos e Negócios

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Depredação do patrimônio público escolar é CRIME e pode causar pena de detenção por até 6 meses

O que é Patrimônio Público segundo a Lei Nº 4.717/65? É o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Segundo a definição da lei, o que caracteriza o patrimônio público é o fato de pertencer ele a um ente público – a União, um Estado, um Município, uma autarquia ou uma empresa pública. O que diz o Código Penal (Lei Nº 2.848/40) sobre Dano ao Patrimônio Público? Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Parágrafo único - Se o crime é cometido: I - com violência à pessoa ou grave ameaça; II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave; III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima Pen

5 Apps para uso na área zootécnica

1-$uplementa Certo       Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária lança o $uplementa Certo, primeiro aplicativo para smartphones e tablets, com sistema operacional Android, desenvolvido com o objetivo de ajudar na escolha de produtos e estratégias pertinentes a nutrição de bovinos de corte. https://play.google.com/store/apps/details?id=br.embrapa.cnpgc.bcss 2-C7 Gado Corte - Manejo I O aplicativo C7 Gado Corte I é integrante do CR Campeiro 7 e tem por objetivo o registro de operações de manejo do rebanho bovino de corte em uma propriedade rural.  https://play.google.com/store/apps/details?id=com.campeiro.c7gadoi 3-Sistema Rebanho/Gado Leiteiro Aplicativo destinado a criadores de gado leiteiro e consultores da área, sejam veterinários, zootecnistas, pesadores de leite, e afins. O Rebanho Leiteiro é um aplicativo portátil completo para gerenciar o rebanho leiteiro do criador. Possui a ficha do animal, com

5 Melhores Apps para uso na área Florestal

1- C7 Relação H/D  O Aplicativo C7 Relação H/D – Relação Hipsométrica - opera com os dados de altura e diametro obtidos e registrados no aplicativo de levantamentos de dados I, e procede o ajuste a modelos de regressão  com cálculos de coeficientes da regressão e outros como coeficiente de determinação (R2), erro padrão da estimativa (Sxy).  Estão pré-definidos 12 modelos que comumente são utilizados em tais levantamentos.       A partir da seleção de um modelo ajustado e com a inserção de dados de DAP, o programa calcula a estimativa de alturas de árvores localizadas na área amostral onde foi estabelecida a relação hipsométrica. https://play.google.com/store/apps/details?id=crcampeiro.florestal&feature=search_result 2- Aplicativo C7 LDFP O Aplicativo C7 LDFP - Levantamentos de Dados I – Florestas Plantadas  possibilita: a) Cadastro de Espécies Florestais Exóticas(Plantadas) b) Cadastro de Projetos de Levantamentos Florestais aplicados a