Pular para o conteúdo principal

Confira as ações da Embrapa Oeste nessa semana

Resultado de imagem para embrapa oeste



Nematoides são tema central de evento internacional
O Chefe Geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Guilherme Lafourcade Asmus esteve em Ciudad del Este, no Paraguai, na sexta-feira, 31 de março, participando como uma dos palestrantes do SYMNEMA, I Simpósio do Nematoides. Ele falou sobre a importância e controle de nematoides dos gêneros Rotylenchulus e Heterodera. Mais de 300 pessoas participaram do evento em sua grande maioria técnicos, produtores rurais, representantes de diferentes setores de máquinas, insumos e serviços brasileiros que investem no país. Durante o evento, que contou coma presença de outros nematologistas brasileiros, os participantes puderam se atualizar sobre vários temas fitonematológicos relevantes.

Guia Clima alcança quase 100 mil acessos em 2016
Técnicos da Adecoagro, participam na quarta-feira, 5 de abril, em Ivinhema, de palestra sobre as funcionalidades do Guia Clima. Os pesquisadores Carlos Ricardo Fietz e César José da Silva participam da atividade. O Guia Clima é um sistema de informações climáticas, que monitora e reúne dados históricos com atualização em tempo real a cada 15 minutos, das regiões de Dourados (Embrapa Agropecuária Oeste), Rio Brilhante (Escola Agrícola Professor Olacir Vidal) e Ivinhema (Usina Adecoagro).
Ao longo de 2016, o Guia Clima foi acessado por 95.417 pessoas, com uma média mensal de 7.951 acessos. “Se a mesma pessoa acessar duas ou mais vezes o site, no mesmo dia, o sistema calcula como apenas um acesso”, explicou Ricardo.
Além disso, os dados revelam que 47% das consultas são realizadas por pessoas do Mato Grosso do Sul, 22% do Paraná, 17% de outros localidades (inclusive do exterior), 8% de São Paulo e 6% do Distrito Federal.

Programa Embrapa & Escola recebe estudantes
Na quarta-feira passada, 29 de março, cerca de 60 alunos da 6ª série da Escola SEI, estiveram visitando a Embrapa. Eles conheceram o site Contando Ciência na Web, os laboratórios de solos e de piscicultura e a estação agrometeorológica.
Essa semana, na quinta-feira, 6 de abril, a Embrapa Agropecuária Oeste, vai receber a visita de estudantes da UEMS, do curso de Biologia. O estudantes da matéria Bacias Hidrográficas, ministrada pelo professor Wagner Vicentin vão conhecer as informações do Guia Clima e visitar a estação agrometeorológica da Embrapa.


Agrônomo da Embrapa conclui doutorado sobre doenças de plantas em ILP
O analista da Embrapa Agropecuária Oeste, Alexandre Roese, concluiu doutorado em Agronomia na Universidade Federal do Paraná (UFPR). O título da tese foi: “Doenças de plantas em sistemas integrados de produção agropecuária” (o mesmo que integração lavoura-pecuária – ILP). Ele explica que a ILP promove mudanças no microclima e ambiente do solo e que essas alterações podem influenciar o comportamento das doenças nas plantas. “Acredita-se que ILP reduza as doenças. No entanto, os resultados podem ser positivos, negativos ou ainda não interferir nas doenças, dependendo do arranjo de ILP e dos requerimentos dos patógenos”, explica ele.

Agricultura familiar em foco
O Chefe Adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agropecuária Oeste, Auro Akio Otsubo, o Supervisor do Setor de Implementação da Programação de Transferência de Tecnologia, Marcio Akira Ito e o Gerente Regional da Agraer, Araken MIdon, participaram do Seminário de Inovação na Agricultura Familiar no Brasil, realizado na Estação Experimental Cascata, da Embrapa Clima Temperado, em Pelotas/RS. O evento aconteceu de 28 a 30 de março e reuniu especialistas de todo Brasil para discutir o Plano Nacional de Inovação e Sustentabilidade na Agricultura Familiar. A realização foi da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário em parceria com Embrapa e Procisur.

Seminário Desenvolvimento Local 
Acontece em Dourados, de 4 a 6 de abril, o Seminário de Desenvolvimento Local, realizado pelo Governo do Estado, por meio do PROPEQ – Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios, Sebrae/MS e UCDB. O evento está sendo realizado na Embrapa Agropecuária Oeste e apresenta especialistas nas áreas de políticas públicas, legislação (Lei Geral da Micro e Pequena Empresa), produção rural, cooperativismo e associativismo. Tem como público-alvo prefeitos, gestores públicos, agricultores, instituições e profissionais com interesse no setor. Os pesquisadores da Embrapa, Zander Navarro (Secretaria de Inteligência e Macroestratégia) e Milton Padovan (Embrapa Agropecuária Oeste) participam da atividades previstas. Mais informações 0800 570 0800.

Embrapa na Expoagro
Durante a Expoagro 2017, a Embrapa realizará o Simpósio de Agricultura, que acontece em 16 de maio, no período vespertino, com presença confirmada do Chefe Geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Dr. Evaristo Eduardo de Miranda, que vai palestrar no evento.

Pesquisador participa de Simpósio de Recuperação de Áreas Degradadas
O pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Milton Parron Padovan está participando do XI Simpósio de Recuperação de Áreas Degradadas, que acontece em Curitiba (PR), de 4 a 6 de abril. Ele apresenta três trabalhos científicos relacionadas a temática, com uso do Sistemas Agroflorestais Biodiversos.


Estagiários selecionados começam a atuar na Embrapa
Aconteceu na segunda-feira, 3 de abril, pela manhã, a reunião de acolhimento aos estagiários aprovados no Processo Seletivo do Edital 01/2017 da Embrapa Agropecuária Oeste. Os estudantes foram recepcionados pela Chefia da Unidade e conheceram seus orientadores. Eles também participaram de palestras sobre diversos assuntos, tais como: segurança do trabalho, código de conduta e de ética da Embrapa, itens que compõem a avaliação do estágio, bem como sua importância, escrita científica e propriedade intelectual. A maioria dos estudantes aprovados já iniciaram suas atividades de estágio obrigatório.

Fonte

Nota enviada para o Agro Rural nNewa
Christiane Congro Comas (Mtb-SC 00825/9 JP)
Embrapa Agropecuária Oeste
agropecuaria-oeste.imprensa@embrapa.br

Telefone: (67) 3416-6884

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Depredação do patrimônio público escolar é CRIME e pode causar pena de detenção por até 6 meses

O que é Patrimônio Público segundo a Lei Nº 4.717/65? É o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Segundo a definição da lei, o que caracteriza o patrimônio público é o fato de pertencer ele a um ente público – a União, um Estado, um Município, uma autarquia ou uma empresa pública. O que diz o Código Penal (Lei Nº 2.848/40) sobre Dano ao Patrimônio Público? Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Parágrafo único - Se o crime é cometido: I - com violência à pessoa ou grave ameaça; II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave; III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima Pen

5 Apps para uso na área zootécnica

1-$uplementa Certo       Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária lança o $uplementa Certo, primeiro aplicativo para smartphones e tablets, com sistema operacional Android, desenvolvido com o objetivo de ajudar na escolha de produtos e estratégias pertinentes a nutrição de bovinos de corte. https://play.google.com/store/apps/details?id=br.embrapa.cnpgc.bcss 2-C7 Gado Corte - Manejo I O aplicativo C7 Gado Corte I é integrante do CR Campeiro 7 e tem por objetivo o registro de operações de manejo do rebanho bovino de corte em uma propriedade rural.  https://play.google.com/store/apps/details?id=com.campeiro.c7gadoi 3-Sistema Rebanho/Gado Leiteiro Aplicativo destinado a criadores de gado leiteiro e consultores da área, sejam veterinários, zootecnistas, pesadores de leite, e afins. O Rebanho Leiteiro é um aplicativo portátil completo para gerenciar o rebanho leiteiro do criador. Possui a ficha do animal, com

5 Melhores Apps para uso na área Florestal

1- C7 Relação H/D  O Aplicativo C7 Relação H/D – Relação Hipsométrica - opera com os dados de altura e diametro obtidos e registrados no aplicativo de levantamentos de dados I, e procede o ajuste a modelos de regressão  com cálculos de coeficientes da regressão e outros como coeficiente de determinação (R2), erro padrão da estimativa (Sxy).  Estão pré-definidos 12 modelos que comumente são utilizados em tais levantamentos.       A partir da seleção de um modelo ajustado e com a inserção de dados de DAP, o programa calcula a estimativa de alturas de árvores localizadas na área amostral onde foi estabelecida a relação hipsométrica. https://play.google.com/store/apps/details?id=crcampeiro.florestal&feature=search_result 2- Aplicativo C7 LDFP O Aplicativo C7 LDFP - Levantamentos de Dados I – Florestas Plantadas  possibilita: a) Cadastro de Espécies Florestais Exóticas(Plantadas) b) Cadastro de Projetos de Levantamentos Florestais aplicados a