Pular para o conteúdo principal

OS AGROMINERAIS PODEM SER NOCIVOS À FAUNA EDÁFICA?

Resultado de imagem para AGROMINERAIS

Cintia Carla Niva1 , Maria Inês Oliveira2 , Arlini Rodrigues Fialho3 , George Gardner Brown4 , Giuliano Marchi1 , Éder de Souza Martins1 1 Embrapa Cerrados – Planaltina - DF, cintia.niva@embrapa.br; 2 IFB - Planaltina-DF, 3 UPIS - Planaltina – DF, Embrapa Florestas – Curitiba-PR4 .


Alguns agrominerais silicáticos (pós de rocha) podem ser classificados como fertilizantes ou condicionadores do solo por servirem como fonte de macronutrientes e terem efeito alcalinizante. Por outro lado, também podem conter elementos com potencial de contaminação do solo e água, dependendo do teor total e da cinética de dissolução dos minerais. Os agrominerais, portanto, devem ser caracterizados quanto ao potencial poluidor e tóxico às plantas, animais e microrganismos. O objetivo do trabalho foi estudar o possível efeito dos agrominerais incorporados ao solo sobre a sobrevivência e reprodução dos enquitreídeos, que são oligoquetas utilizados como indicadores da contaminação do solo. Os pós de rocha biotita xisto e fonolito são fontes de potássio. Os seus efeitos sobre os enquitreídeos foram testados seguindo a metodologia da norma NBR ISO 16387/2012. Adaptações foram adotadas à metodologia, tais como a redução do tempo do ensaio de efeito sobre a sobrevivência para sete dias e do ensaio de efeito sobre a reprodução para 21 dias, temperatura de 25 ± 1º C, solo artificial tropical com 5% de matéria orgânica e uso de uma espécie brasileira Enchytraeus sp. As concentrações testadas foram 0% (controle, apenas solo), 0,1, 1, 10 e 100% de pó de rocha biotita xisto ou fonolito moídas (partículas com diâmetro < 0,3 mm). A biotita xisto e o fonolito reduziram a sobrevivência de Enchytraeus sp em 36 e 98%, respectivamente, em relação ao controle apenas na concentração 100%. No ensaio de efeito crônico (reprodução), uma redução no número de juvenis só foi observada quando os enquitreídeos foram expostos aos pós de rocha puros (100%), que constituem um meio mais alcalino (biotita pH = 8,5, fonolito pH = 9,5) do que os demais tratamentos (pH 6,1 a 7,1). A redução do número de juvenis em relação ao controle foi maior para o fonolito puro (75%) do que a biotita (54%), sugerindo que o organismo teste utilizado foi possivelmente mais sensível ao fonolito, rocha que além do maior pH também apresenta maior quantidade de sal. Como a dose mais eficiente de pó de rocha para o desenvolvimento de plantas determinada em casa de vegetação é de 240 kg ha-1 de K2O, tanto da biotita xisto como do fonolito, essa dose equivale a uma concentração entre 0,1 a 1%. Portanto, os resultados sugerem que esses dois pós de rocha, aplicados nas doses agronômicas, não causam letalidade ou efeito deletério sobre a reprodução de enquitreídeos. Experimentos utilizando solo natural como substrato estão em andamento para confirmação dos resultados. 

FONTE: FERTBIO2016/DIVULGAÇÃO

Postagens mais visitadas deste blog

Como é formado os solos

O solo é a fina camada de material que cobre a superfície da Terra e é formado a partir da desagregação das rochas.Ela é composta principalmente de partículas minerais, materiais orgânicos, água, ar e organismos vivos de todas as que interagem lentamente ainda constantemente. A maioria das plantas obtem os seus nutrientes do solo elas são a principal fonte de alimento para os seres humanos, animais e pássaros.Portanto, a maioria dos seres vivos na terra dependem do solo para a sua existência. O solo é um recurso valioso que precisa ser cuidadosamente gerido, uma vez que é facilmente degradado.Se entendermos o  solo e controlá-lo corretamente, vamos evitar a destruição de um dos blocos de construção essenciais de nosso meio ambiente e nossa segurança alimentar. Perfil do solo, mostrando as diferentes camadas ou horizontes. O perfil de soloComo solos desenvolveram ao longo do tempo, as camadas (ou horizontes) formam um perfil do solo. A maioria dos perfis de solo é composto por - solo e subs…

Conheça os 5 melhores aplicativos para uso na área Agronômica 2018

1º PlantNet: Um excelente App para identificação de plantas daninhas. https://play.google.com/store/apps
Pl@ntNet é uma aplicação de colecta, anotaçâo e pesquisa de imagens para auxiliar a identificar plantas.Ela integra um sistema de ajuda para a identificação automática de plantas a partir de fotos comparadas com as imagens de um banco de dados botânicos. Os resultados permitem encontrar o nome botânico de uma planta, se esta for suficientemente ilustrada na base de referência. Tanto o número de espécies processadas como o número de imagens utilizadas evoluem com as contribuições neste projeto.A aplicação não permite a identificação de plantas ornamentais ou de horticultura. Funciona ainda melhor se as imagens submetidas focalizarem um órgão ou uma parte bem determinada da planta. As fotos de folhas de árvores sobre um fundo uniforme fornecem os resultados mais relevantes. 2° Pasto Certo O Pasto Certo é um aplicativo para dispositivos móveis que permite o acesso, de forma rápida e integr…

5 Melhores Apps para uso na área Florestal

1- C7 Relação H/D 

O Aplicativo C7 Relação H/D – Relação Hipsométrica - opera com os dados de altura e diametro obtidos e registrados no aplicativo de levantamentos de dados I, e procede o ajuste a modelos de regressão  com cálculos de coeficientes da regressão e outros como coeficiente de determinação (R2), erro padrão da estimativa (Sxy).  Estão pré-definidos 12 modelos que comumente são utilizados em tais levantamentos.
      A partir da seleção de um modelo ajustado e com a inserção de dados de DAP, o programa calcula a estimativa de alturas de árvores localizadas na área amostral onde foi estabelecida a relação hipsométrica. https://play.google.com/store/apps/details?id=crcampeiro.florestal&feature=search_result
2-Aplicativo C7 LDFP

O Aplicativo C7 LDFP - Levantamentos de Dados I – Florestas Plantadas  possibilita:
a) Cadastro de Espécies Florestais Exóticas(Plantadas) b) Cadastro de Projetos de Levantamentos Florestais aplicados a:     - Inventário de Florestas Plantadas     - Cálc…