Pular para o conteúdo principal

Milho-doce orgânico – Sabor e lucratividade acentuados


CréditosShutterstock
CréditosShutterstock























O milho-doce é um produto de alto valor nutritivo e de características próprias, como sabor adocicado, pericarpo fino e endosperma com textura delicada. No estádio de milho-verde é indicado para o consumo humano. Por isso mesmo, o cultivo orgânico tem atraído produtores e consumidores, sendo que estes últimos não se importam de pagar mais por um produto de qualidade superior e sem resíduos químicos.
A exploração do milho-doce pode constituir-se em uma alternativa econômica para os grandes produtores, mas especialmente para os agricultores familiares, que produzem milho para o consumo in natura e também para locais mais distantes, destinados ao processamento industrial.
O Brasil, grande produtor de milho para grãos, também apresenta elevado potencial para produção de milho-doce. Seu cultivo vem expandindo a cada ano e se insere como uma alternativa rentável ao agricultor, pelo preço diferenciado em relação ao milho grão, atribuído ao seu exclusivo uso na alimentação humana.
Grande parte da produção de milho-doce no Brasil é direcionada para a indústria de conservas por meio de contratos realizados diretamente com os produtores. A produção de milho-doce durante todo o ano é possível com o uso de irrigação e o escalonamento da produção permite um fluxo constante do produto para a comercialização.
Em nosso país a produção concentra-se nos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, e principalmente Goiás e Distrito Federal, onde se destaca o maior plantio.
Recomenda-se plantar o milho-doce no espaçamento de 80 a 90 cm entre fileiras - CréditosShutterstock
Recomenda-se plantar o milho-doce no espaçamento de 80 a 90 cm entre fileiras – CréditosShutterstock




















Oferta e demanda
Uma das alternativas para buscar maior rentabilidade é o cultivo de milhos especiais, como o milho-doce que, não raro, gera melhor retorno econômico ao produtor, em relação à produção de milho comum.
Gráfico Diferença entre os grãos




















Em Arroio do Meio (RS), a empresa Vandrea aumentou seu plantio de três para 100 hectares desde 2010. A meta é chegar a 1,8 milhão de espigas vendidas, em embalagens de quatro unidades, a preço médio de R$ 5,00 cada, às redes de supermercados da região metropolitana.
Esse salto em produção mostra que a oferta desse tipo de milho ainda é pequena, apesar da grande demanda por esse produto por parte dos consumidores.
Produção orgânica
Os sistemas inseridos no conceito da agricultura sustentável fundamentam-se na conservação do solo, da água e dos recursos genéticos animais e vegetais, além de não degradar o ambiente, serem tecnicamente apropriados, economicamente viáveis e socialmente aceitáveis.
Assim, cada vez mais o cultivo orgânico vem ganhando adeptos, tanto por parte dos agricultores quanto por parte dos consumidores, que se preocupam com uma alimentação saudável. Somente no ano de 1999 o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) publicou a instrução normativa nº 07, que estabelecia as normas de produção, tipificação, processamento, envase, distribuição, identificação e certificação de qualidade para os produtos orgânicos de origem vegetal e animal (Brasil, 1999).
A regulamentação da lei sobre a agricultura orgânica ocorreu apenas no ano de 2007, por meio do Decreto nº 6.323, de 27 de dezembro de 2007, que dispõe que as atividades pertinentes ao desenvolvimento da agricultura orgânica, definidas pela Lei no 10.831, de 23 de dezembro de 2003, ficando disciplinadas por este Decreto, sem prejuízo do cumprimento das demais normas que estabeleçam outras medidas relativas à qualidade dos produtos e processos (Brasil, 2007).
Foto 03
Manejo
O manejo do milho-doce em relação à densidade, ao espaçamento, ao controle de pragas, doenças e plantas daninhas, à adubação de plantio e à cobertura e escalonamento de plantio e colheita é bastante semelhante ao proposto para o milho verde comum.
Para atender tanto aos interesses da indústria de envasamento quanto à produção para o uso in natura e ao próprio produtor, o milho comum e o doce deverão apresentar alguns atributos para ter boa aceitação.
Considerando-se que esse tipo de milho, em sua quase totalidade, é destinado aos empreendimentos industriais, há necessidade de que apresente maturação uniforme na época da colheita, sendo ela mecânica ou manual. Para que isso ocorra, deve-se tomar uma série de cuidados na escolha das sementes, no preparo do solo e na profundidade e densidade de plantio.
Fonte: REVISTA CAMPOS E NEGÓCIOS

Postagens mais visitadas deste blog

Depredação do patrimônio público escolar é CRIME e pode causar pena de detenção por até 6 meses

O que é Patrimônio Público segundo a Lei Nº 4.717/65? É o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Segundo a definição da lei, o que caracteriza o patrimônio público é o fato de pertencer ele a um ente público – a União, um Estado, um Município, uma autarquia ou uma empresa pública. O que diz o Código Penal (Lei Nº 2.848/40) sobre Dano ao Patrimônio Público? Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Parágrafo único - Se o crime é cometido: I - com violência à pessoa ou grave ameaça; II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave; III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima Pen

5 Apps para uso na área zootécnica

1-$uplementa Certo       Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária lança o $uplementa Certo, primeiro aplicativo para smartphones e tablets, com sistema operacional Android, desenvolvido com o objetivo de ajudar na escolha de produtos e estratégias pertinentes a nutrição de bovinos de corte. https://play.google.com/store/apps/details?id=br.embrapa.cnpgc.bcss 2-C7 Gado Corte - Manejo I O aplicativo C7 Gado Corte I é integrante do CR Campeiro 7 e tem por objetivo o registro de operações de manejo do rebanho bovino de corte em uma propriedade rural.  https://play.google.com/store/apps/details?id=com.campeiro.c7gadoi 3-Sistema Rebanho/Gado Leiteiro Aplicativo destinado a criadores de gado leiteiro e consultores da área, sejam veterinários, zootecnistas, pesadores de leite, e afins. O Rebanho Leiteiro é um aplicativo portátil completo para gerenciar o rebanho leiteiro do criador. Possui a ficha do animal, com

5 Melhores Apps para uso na área Florestal

1- C7 Relação H/D  O Aplicativo C7 Relação H/D – Relação Hipsométrica - opera com os dados de altura e diametro obtidos e registrados no aplicativo de levantamentos de dados I, e procede o ajuste a modelos de regressão  com cálculos de coeficientes da regressão e outros como coeficiente de determinação (R2), erro padrão da estimativa (Sxy).  Estão pré-definidos 12 modelos que comumente são utilizados em tais levantamentos.       A partir da seleção de um modelo ajustado e com a inserção de dados de DAP, o programa calcula a estimativa de alturas de árvores localizadas na área amostral onde foi estabelecida a relação hipsométrica. https://play.google.com/store/apps/details?id=crcampeiro.florestal&feature=search_result 2- Aplicativo C7 LDFP O Aplicativo C7 LDFP - Levantamentos de Dados I – Florestas Plantadas  possibilita: a) Cadastro de Espécies Florestais Exóticas(Plantadas) b) Cadastro de Projetos de Levantamentos Florestais aplicados a