Pular para o conteúdo principal

Fertilizantes solúveis garantem sucesso na hidroponia

Crédito Hidrogood
Crédito Hidrogood
No sistema de produção hidropônico não existem erros significativos quanto à inadequação de fertilizantes em si, visto que estes vêm sendo aprimorados de forma a aumentar sua pureza, solubilidade e estabilidade enquanto componentes da solução nutritiva. Os erros, quando ocorrem, em sua maioria são na forma de armazenagem, preparação e aplicação destes produtos.
O engenheiro agrônomo Rafael Simoni explica que alguns dos erros podem começar na armazenagem. “Os nutrientes devem ser armazenados em local seco, ventilado e separados por tipo e por fabricante, sempre usando o estoque mais antigo primeiro”.
Ainda, observam-se erros no momento da preparação das soluções nutritivas. Por pressa ou sob alegação de praticidade, alguns operadores adicionam os nutrientes sem pré-diluição nos tanques, fazendo com que aumente muito o risco de formação de precipitados ou sobrenadantes indesejáveis na solução.
A forma certa de proceder
Rafael Simoni ensina que se deve, no caso de fertilizantes sólidos, diluí-los em volume de água ligeiramente maior do que a solubilidade máxima descrita na embalagem do produto, sempre um a um, jamais “juntar” dois ou mais tipos de fertilizantes na mesma pré-diluição.
Nos casos dos fertilizantes em forma de solução concentrada, também deverá ser feita a pré-diluição em água, de acordo com as recomendações do fabricante, antes de ser adicionada ao tanque da solução nutritiva. Nos fertilizantes em forma de solução verdadeira, poderão ser adicionados diretamente ao tanque, desde que obedecidas as dosagens e a sequência de adição.

“Em todos os casos, no momento da preparação a solução deve estar sob agitação constante para que os nutrientes não reajam entre si antes de serem dissolvidos na água. Em caso de dúvidas, o produtor ou responsável deve solicitar orientação técnica para que sejam feitas as recomendações necessárias”, pontua Rafael Simoni.

Produtos adequados para a técnica
A indústria de fertilizantes vem desenvolvendo produtos cada vez mais adequados às necessidades de todos os sistemas de produção. Assim, temos os fertilizantes sólidos, que são disponibilizados na forma de grânulos, cristais ou pó, na forma de sais simples ou mistos e complexados em quelatos, que visam garantir uma boa estabilidade e disponibilidade na solução nutritiva, mesmo em condições de variação de pH e temperatura.
Outra linha de produtos é a de soluções concentradas, caracterizada por ser líquida e de diluição um pouco mais facilitada, quando comparada à maioria dos fertilizantes sólidos. Por fim, Rafael Simoni informa que existem também as soluções verdadeiras, que são aquelas em que o fertilizante encontra-se totalmente dissolvido, bastando apenas adicioná-lo ao tanque.
Sais adequados para a hidroponia
Com os sais adequados, a eficiência da hidroponia se dá em função da melhor disponibilização de nutrientes para a planta, na quantidade e na proporção que mais atende à necessidade de cada cultura, além de preservar o sistema hidráulico e de irrigação contra o desgaste prematuro de peças e componentes de bombas e tubulações.
Os fertilizantes, em geral, variam de preço, dependendo da época do ano e da pressão de consumo no mercado mundial. O preço tende a ser um pouco maior quando comparado aos fertilizantes de solo, porém, é um valor que compensa pela facilidade de aplicação e pela diminuição de chance de erro na quantidade e qualidade nutricional exigidas pelas plantas.

FONTE REVISTA CAMPOS & NEGÓCIOS

Postagens mais visitadas deste blog

Depredação do patrimônio público escolar é CRIME e pode causar pena de detenção por até 6 meses

O que é Patrimônio Público segundo a Lei Nº 4.717/65? É o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Segundo a definição da lei, o que caracteriza o patrimônio público é o fato de pertencer ele a um ente público – a União, um Estado, um Município, uma autarquia ou uma empresa pública. O que diz o Código Penal (Lei Nº 2.848/40) sobre Dano ao Patrimônio Público? Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Parágrafo único - Se o crime é cometido: I - com violência à pessoa ou grave ameaça; II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave; III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima Pen...

Estádios fenológicos e marcha de absorção de nutrientes da soja.

Autoria:  OLIVEIRA JUNIOR, A. de; CASTRO, C. de Confira neste material:  Estádios fenológicos: fase reprodutiva (crescimento indeterminado e determinado); fase vegetativa. Marcha de absorção de nutrientes da soja: macronutrientes (nitrogênio, cálcio, fósforo, magnésio, potássio e enxofre) e micronutrientes (Boro, manganês, cobre, zinco). Extração e exportação de macro e micronutrientes em diferentes cultivares de soja: BRS 184, SYN 1059, DM 6563 - Intacta RR2 PRO (tm).

#RELEMBRE HISTÓRIA : Arado de tração animal

             Por volta de 5000 a.C., o ser humano cansou de vagar em busca de terras boas para o cultivo e de depender de minhocas para preparar o solo. Nossos antepassados usavam galhos de árvores para afofar o solo e fazer sulcos onde eram colocadas as sementes, como enxadas primitivas.        Como nessa época o ser humano já havia dominado a metalurgia e a domesticação de animais, inventou um utensílio feito com galhos bifurcados (que depois recebeu uma pedra afiada na ponta) que, puxado por animais, arava a terra.Os sumérios foram os primeiros a utilizarem arados tracionados por animais.         Como o arado comum sempre tomba a terra para um mesmo lado,é impossível ter-se linhas consecutivas trabalhadas em sentidos inversos, que estragariam o terreno. Usam-se então esquemas para dividir a área em glebas, arando umas na ida e outras na volta. É preciso t...