Pular para o conteúdo principal

Pesquisa da UEMS em Aquidauana possibilita alavancar agricultura no Pantanal






Após seis anos de trabalho e centenas de tipos de soja e milho analisados, uma pesquisa da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) identificou cerca de dez tipos de cultivares destes grãos que são aptas para a produção na região do Pantanal sul-mato-grossense. Possibilitando a integração das plantações de soja e milho com a pecuária, em uma região em que é predominante a criação de gado de corte.
O professor, Francisco Eduardo Torres, é o responsável pelo projeto, que é realizado no setor de fitotecnia da UEMS em Aquidauana por acadêmicos da graduação, do mestrado e do doutorado em agronomia.
Os resultados trazem importantes informações sobre a adaptação de tipos de soja e milho para a região do ecótono Cerrado/pantanal, que se diferencia das principais regiões produtoras de soja do Mato Grosso do Sul por ter altitude, solo e clima diferentes das demais regiões produtoras.
“Com isso, possibilita aos produtores rurais da região de agregarem mais essa atividade em suas propriedades no sentido de maximizar a produtividade, aumentando a sua eficiência, produzindo alimentos e empregos. Possibilitará que produtores de gado também invistam no cultivo de soja e milho”, explicou.
O produtor rural, Massao Ohata, é parceiro da pesquisa e em sua propriedade já testa o sistema lavoura-pecuária, com bons resultados. “No inverno faltava capim para o gado, mas com a integração, a disponibilidade de capim aumentou absurdamente com a plantação de pastagem, após a soja. Com isso eu tenho disponível capim verde durante o inverno”, de acordo com matéria veiculada no MS Rural, da TV Globo.
Os resultados estão sendo aplicados na prática em propriedades rurais da região, em Aquidauana e Miranda, por meio de projetos de extensão, que visam a orientação técnica, além da continuidade das pesquisas no local.  Ao longo dos anos participaram do desenvolvimento do projeto cerca de 30 alunos, tanto da de cursos de graduação como de pós-graduação.
A ideia principal desse projeto com a identificação dos cultivares adaptados, de acordo com o professor, Francisco Eduardo Torres, é o convencimento dos produtores para que adotem o sistema de integração lavoura-pecuária, o que já está ocorrendo.  “Com isso, os modelos econômicos desses municípios serão drasticamente alterados, pois a pecuária de corte, muitas vezes extensiva, gera poucos empregos e, consequentemente, poucos recursos para as pessoas e a economia local. Com a adoção da agricultura, esse padrão se modifica, uma vez que o número de empregos diretos e indiretos são ampliados, ocasionando uma melhoria considerável no giro econômico da região”, ressaltou.
O próximo passo da pesquisa é tentar fazer o melhoramento genético das cultivares de soja, adaptar as características das plantas as condições de solo e clima na região, visando aumentar a produtividade das lavouras. “Esse é um processo longo, demore talvez de 10 a 15 anos, para nós termos materiais específicos para esta grande região que chamamos de ecótono Cerrado/pantanal, que é a zona de transição entre o planalto e o pantanal”, finalizou.

FONTE Eduarda Rosa SITE UEMS


Postagens mais visitadas deste blog

Depredação do patrimônio público escolar é CRIME e pode causar pena de detenção por até 6 meses

O que é Patrimônio Público segundo a Lei Nº 4.717/65? É o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Segundo a definição da lei, o que caracteriza o patrimônio público é o fato de pertencer ele a um ente público – a União, um Estado, um Município, uma autarquia ou uma empresa pública. O que diz o Código Penal (Lei Nº 2.848/40) sobre Dano ao Patrimônio Público? Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Parágrafo único - Se o crime é cometido: I - com violência à pessoa ou grave ameaça; II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave; III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima Pen

5 Apps para uso na área zootécnica

1-$uplementa Certo       Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária lança o $uplementa Certo, primeiro aplicativo para smartphones e tablets, com sistema operacional Android, desenvolvido com o objetivo de ajudar na escolha de produtos e estratégias pertinentes a nutrição de bovinos de corte. https://play.google.com/store/apps/details?id=br.embrapa.cnpgc.bcss 2-C7 Gado Corte - Manejo I O aplicativo C7 Gado Corte I é integrante do CR Campeiro 7 e tem por objetivo o registro de operações de manejo do rebanho bovino de corte em uma propriedade rural.  https://play.google.com/store/apps/details?id=com.campeiro.c7gadoi 3-Sistema Rebanho/Gado Leiteiro Aplicativo destinado a criadores de gado leiteiro e consultores da área, sejam veterinários, zootecnistas, pesadores de leite, e afins. O Rebanho Leiteiro é um aplicativo portátil completo para gerenciar o rebanho leiteiro do criador. Possui a ficha do animal, com

5 Melhores Apps para uso na área Florestal

1- C7 Relação H/D  O Aplicativo C7 Relação H/D – Relação Hipsométrica - opera com os dados de altura e diametro obtidos e registrados no aplicativo de levantamentos de dados I, e procede o ajuste a modelos de regressão  com cálculos de coeficientes da regressão e outros como coeficiente de determinação (R2), erro padrão da estimativa (Sxy).  Estão pré-definidos 12 modelos que comumente são utilizados em tais levantamentos.       A partir da seleção de um modelo ajustado e com a inserção de dados de DAP, o programa calcula a estimativa de alturas de árvores localizadas na área amostral onde foi estabelecida a relação hipsométrica. https://play.google.com/store/apps/details?id=crcampeiro.florestal&feature=search_result 2- Aplicativo C7 LDFP O Aplicativo C7 LDFP - Levantamentos de Dados I – Florestas Plantadas  possibilita: a) Cadastro de Espécies Florestais Exóticas(Plantadas) b) Cadastro de Projetos de Levantamentos Florestais aplicados a