Pular para o conteúdo principal

Com sementes de mais de 800 anos, alunos revivem planta extinta

Não é nada incomum esbarrar com um lindo jardim por aí. Além de toda a beleza, alguns deles podem trazer boas notícias. Em uma Universidade em Winnipeg, Canadá, os alunos conseguiram plantar um tipo de abóbora que estava extinto havia centenas de anos.
Tudo começou quando, em uma escavação arqueológica, foi descoberto um pequeno vaso de barro, estimado em 800 anos de idade. Dentro dele, os arqueólogos encontraram sementes preservadas de uma abóbora muito antiga.
Os alunos da Universidade Canadense de Mennonite conseguiram plantar as sementes, que cresceram com sucesso. Agora, eles querem pegar as sementes da planta que brotou e plantar novas mudas, revertendo a extinção. Graças a um ancestral indígena, que colocou as sementes em um vaso há centenas de anos, essa espécie de abóbora não ficará perdida na História. 
O coordenador do Jardim de Aprendizagem, em Winnipeg, vê neste feito muito mais que uma vitória da Ciência: "Este fruto é representante de uma tribo, de uma grande comunidade onde todos tinham um lar e comida, sendo isso um direito de cidadania", disse Etkin.
As frutas e verduras a que temos acesso em supermercados, por exemplo, são apenas uma fração da grande variedade que existe. Por isso, esta descoberta levanta a importância da preservação e gestão das sementes, visando garantir a sobrevivência de diferentes espécies por todo o mundo.
Ao menos nos últimos 100 anos, houve uma grande diminuição na variedade de produtos cultivados, já que os produtores preferem se dedicar às espécies que têm um rendimento elevado e são capazes de viajar por longas distâncias. Com isso, descobriu-se que estamos perto de perder tantas variedades de plantas que muitas pessoas estão dedicando seu trabalho para trazer de volta aquelas que muitos podem ter esquecido. 
Com a criação de bancos de sementes, espécies estão sendo salvas da extinção, e as próximas gerações poderão conhecer frutos e legumes como este milho colorido:
Sim, este milho impressionante, multicolorido, é real e comestível! Ele é resultado de mais um trabalho de alguém que usou seu tempo para salvar sementes ao longo das gerações. A “Glass Gem” é uma variedade muito antiga de milho, possuindo sementes com uma diversidade deslumbrante de cores. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Depredação do patrimônio público escolar é CRIME e pode causar pena de detenção por até 6 meses

O que é Patrimônio Público segundo a Lei Nº 4.717/65? É o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Segundo a definição da lei, o que caracteriza o patrimônio público é o fato de pertencer ele a um ente público – a União, um Estado, um Município, uma autarquia ou uma empresa pública. O que diz o Código Penal (Lei Nº 2.848/40) sobre Dano ao Patrimônio Público? Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Parágrafo único - Se o crime é cometido: I - com violência à pessoa ou grave ameaça; II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave; III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima Pen

5 Apps para uso na área zootécnica

1-$uplementa Certo       Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária lança o $uplementa Certo, primeiro aplicativo para smartphones e tablets, com sistema operacional Android, desenvolvido com o objetivo de ajudar na escolha de produtos e estratégias pertinentes a nutrição de bovinos de corte. https://play.google.com/store/apps/details?id=br.embrapa.cnpgc.bcss 2-C7 Gado Corte - Manejo I O aplicativo C7 Gado Corte I é integrante do CR Campeiro 7 e tem por objetivo o registro de operações de manejo do rebanho bovino de corte em uma propriedade rural.  https://play.google.com/store/apps/details?id=com.campeiro.c7gadoi 3-Sistema Rebanho/Gado Leiteiro Aplicativo destinado a criadores de gado leiteiro e consultores da área, sejam veterinários, zootecnistas, pesadores de leite, e afins. O Rebanho Leiteiro é um aplicativo portátil completo para gerenciar o rebanho leiteiro do criador. Possui a ficha do animal, com

5 Melhores Apps para uso na área Florestal

1- C7 Relação H/D  O Aplicativo C7 Relação H/D – Relação Hipsométrica - opera com os dados de altura e diametro obtidos e registrados no aplicativo de levantamentos de dados I, e procede o ajuste a modelos de regressão  com cálculos de coeficientes da regressão e outros como coeficiente de determinação (R2), erro padrão da estimativa (Sxy).  Estão pré-definidos 12 modelos que comumente são utilizados em tais levantamentos.       A partir da seleção de um modelo ajustado e com a inserção de dados de DAP, o programa calcula a estimativa de alturas de árvores localizadas na área amostral onde foi estabelecida a relação hipsométrica. https://play.google.com/store/apps/details?id=crcampeiro.florestal&feature=search_result 2- Aplicativo C7 LDFP O Aplicativo C7 LDFP - Levantamentos de Dados I – Florestas Plantadas  possibilita: a) Cadastro de Espécies Florestais Exóticas(Plantadas) b) Cadastro de Projetos de Levantamentos Florestais aplicados a