Pular para o conteúdo principal

VII Simpósio Nacional do Morango sera realizado em Minas Gerais em Agosto

Smiley faceO I Simpósio Nacional do Morango foi realizado em Pouso Alegre (MG), de 14 a 17 de setembro de 1999, e organizado pelo grupo de pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), lotados na Fazenda Experimental de Caldas (DUARTE-FILHO et al., 1999).
No período de 6 a 9 de julho de 2004, o II Simpósio Brasileiro do Morango e o I Encontro de pequenas frutas e frutas nativas do Mercosul. O evento contou com 391 inscritos, entre produtores rurais, estudantes e técnicos da extensão e da pesquisa. Estiveram presentes representantes de vários Estados brasileiros, como Espírito Santo, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Também estiveram presentes, e em grande número, profissionais Uruguaios que trabalham, especialmente, com morango e mirtilo. Argentinos, Chilenos e Espanhóis se fizeram representar nos eventos. Houve a apresentação de 72 trabalhos científicos, o lançamento de uma cultivar de amora-preta sem espinhos e de porte ereto (Xavante), o lançamento de três séries documentos da Embrapa sobre as culturas da amora-preta, framboesa e mirtilo. Foi ainda confeccionado um livro de Palestras e um livro de Resumos (RASEIRA et al., 2004; ANTUNES, et al., 2004).
O III evento contou com 350 inscritos, entre produtores rurais, estudantes e técnicos da extensão e da pesquisa. Estiveram presentes representantes de vários Estados brasileiros, como Espírito Santo, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Também estiveram presentes, e em grande número, profissionais Uruguaios que trabalham, especialmente, com morango e mirtilo. Argentinos, Chilenos e Ingleses também se fizeram representar nos Eventos.
Houve a apresentação de 66 trabalhos científicos, e apresentação de pôsteres na seção de quinta-feira, 9 de novembro. Foi ainda confeccionado um livro de Palestras e outro de Resumos (ANTUNES et al., 2006; 2007).
O IV evento de Morango e 3° 2º encontro de pequenas frutas e frutas nativas do Mercosul, foi também realizado pela Embrapa Clima Temperado de 12 a 14 de agosto de 2008. Houve apresentação de palestras sobre tecnologias utilizadas na cultura do morango, produção integrada, controle de pragas, entre outros temas. Os participantes participaram também de debates sobre as principais dificuldades ao desenvolvimento sustentável da cultura, renovação de conhecimentos técnicos e oportunidades de mercado. houve semelhante participação dos eventos anteriores, como pode ser observado pela página daqueles eventos (ANTUNES et al., 2008).
A Embrapa Clima Temperado esteve a frente também na realização do V Simpósio Nacional do Morango e IV Encontro sobre pequenas frutas e frutas nativas do Mercosul, que ocorreu de 21 a 23 de setembro de 2010.
Durante o evento houve apresentação de palestras sobre as tecnologias mais utilizadas na cultura do morango, amora-preta, mirtilo, framboesa e frutas nativas (jabuticaba, butiá, entre outras). Também foram realizados debates sobre as dificuldades enfrentadas para o desenvolvimento sustentável das culturas e oportunidades de mercado.
Em 2012, também no Rio Grande do Sul, foi realizado o VI Simpósio Nacional do Morango e o V Encontro Sobre Pequenas Frutas e Frutas Nativas do Mercosul. Mantendo a tradição e a bianualidade, o evento ocorreu de 14 a 16 de agosto de 2012. Os números do Evento foram similares aos anteriores
Na oportunidade, representantes mineiros apresentaram a proposta para a realização da VII Edição do evento no Sul de Minas Gerais, em 2014. Uma proposta arrojada que além do objetivo central, destina-se a promoção da nacionalização das discussões sobre a cultura do morangueiro e também marcará a importância da cultura no sul de Minas Gerais.

Postagens mais visitadas deste blog

Depredação do patrimônio público escolar é CRIME e pode causar pena de detenção por até 6 meses

O que é Patrimônio Público segundo a Lei Nº 4.717/65? É o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Segundo a definição da lei, o que caracteriza o patrimônio público é o fato de pertencer ele a um ente público – a União, um Estado, um Município, uma autarquia ou uma empresa pública. O que diz o Código Penal (Lei Nº 2.848/40) sobre Dano ao Patrimônio Público? Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Parágrafo único - Se o crime é cometido: I - com violência à pessoa ou grave ameaça; II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave; III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima Pen

5 Apps para uso na área zootécnica

1-$uplementa Certo       Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária lança o $uplementa Certo, primeiro aplicativo para smartphones e tablets, com sistema operacional Android, desenvolvido com o objetivo de ajudar na escolha de produtos e estratégias pertinentes a nutrição de bovinos de corte. https://play.google.com/store/apps/details?id=br.embrapa.cnpgc.bcss 2-C7 Gado Corte - Manejo I O aplicativo C7 Gado Corte I é integrante do CR Campeiro 7 e tem por objetivo o registro de operações de manejo do rebanho bovino de corte em uma propriedade rural.  https://play.google.com/store/apps/details?id=com.campeiro.c7gadoi 3-Sistema Rebanho/Gado Leiteiro Aplicativo destinado a criadores de gado leiteiro e consultores da área, sejam veterinários, zootecnistas, pesadores de leite, e afins. O Rebanho Leiteiro é um aplicativo portátil completo para gerenciar o rebanho leiteiro do criador. Possui a ficha do animal, com

5 Melhores Apps para uso na área Florestal

1- C7 Relação H/D  O Aplicativo C7 Relação H/D – Relação Hipsométrica - opera com os dados de altura e diametro obtidos e registrados no aplicativo de levantamentos de dados I, e procede o ajuste a modelos de regressão  com cálculos de coeficientes da regressão e outros como coeficiente de determinação (R2), erro padrão da estimativa (Sxy).  Estão pré-definidos 12 modelos que comumente são utilizados em tais levantamentos.       A partir da seleção de um modelo ajustado e com a inserção de dados de DAP, o programa calcula a estimativa de alturas de árvores localizadas na área amostral onde foi estabelecida a relação hipsométrica. https://play.google.com/store/apps/details?id=crcampeiro.florestal&feature=search_result 2- Aplicativo C7 LDFP O Aplicativo C7 LDFP - Levantamentos de Dados I – Florestas Plantadas  possibilita: a) Cadastro de Espécies Florestais Exóticas(Plantadas) b) Cadastro de Projetos de Levantamentos Florestais aplicados a