Pular para o conteúdo principal

Agricultores usam drones para monitorar plantações

Se a mecanização do trabalho no campo representou um importante avanço tecnológico no passado, a próxima barreira a ser conquistada parece estar nos ares. De acordo com especialistas, o avanço da tecnologia e o custo cada vez mais baixo tem impulsionado na agricultura a utilização de drones e vants, aviões não tripulados com piloto automático. Aumentam assim a eficácia e a aplicação da conhecida agricultura de precisão.
Drone na Agricultura
O assunto é objeto de estudo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desde 1998, que agora foca no desenvolvimento da análise de imagens captadas pelos aviões para munir o agricultor de informações que lhe permitem ver detalhes de sua plantação e agir de forma pontual. Na prática, câmeras levadas por drones e vants geram imagens que, depois de analisadas, mostram se há doenças nas plantas e se há áreas desmatadas. Pelo uso da tecnologia, que está crescendo mais rápido nos últimos dois anos, também é possível fazer a contagem de quantas árvores existem na plantação.
“Houve um salto no interesse por drones e vants mais recentemente, por conta da maior distribuição de equipamentos e de sistemas mais baratos disponíveis”, diz Lucio Castro Jorge, doutor em engenharia elétrica e pesquisador da Embrapa. “Agora, se desenvolvem ferramentas com câmeras que enxergam o que o olho não pode ver”, diz.

“A gente instala no vant uma câmera multiespectral, capaz de fazer fotos que captam espectros de frequência diferentes do RGB. Como cada planta reflete uma onda específica e o olho humano não consegue ver todas as cores refletidas, são estas câmeras que ajudam a ver o que nosso olho não pode”, explica Kalinka Branco, professora e pesquisadora do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos, no interior do estado, onde o assunto também tem recebido crescente atenção. “Se a planta está sadia, ela reflete de um jeito. Mas se está doente, reflete de outro e é isso que permite indicar com exatidão aonde o agricultor precisa trabalhar”, diz ela.
Em testes realizados perto da cidade de Bauru, em São Paulo, a equipe do ICMC avaliou que a eficiência do trabalho do agricultor pode melhorar muito se drones e vants forem integrados com softwares de análise de imagem, cujo desenvolvimento ainda está em curso. O valor de investimento em novos equipamentos seria compensado pela rapidez decorrente do avanço das tecnologias. De acordo com a pesquisadora, um trabalho que hoje é feito em terra poderia ser feito por vants em muito menos tempo.
“Hoje em dia tudo é feito a pé no meio da plantação. Se a gente pegar uma pessoa muito experiente para fazer uma busca em áreas infectadas, em 20 minutos, eles conseguem averiguar 500 árvores por amostragem. Em 20 minutos com o vant, a gente é capaz de margear 56 hectares”, explica Kalinka Branco. “E a precisão é enorme, porque em 15 minutos você sabe pelo aplicativo o total de plantas sadias e não sadias em uma área”.
Grandes extensões de terra tem se aproveitado das novas tecnologias com mais ênfase, de acordo com o pesquisador da Embrapa, Lucio Castro Jorge. Aplicações iniciais davam conta apenas da possibilidade de ver imagens aéreas das culturas, captadas por drones controlados remotamente a partir da sede de fazendas. “Mas hoje já há grandes propriedades de cana de açúcar, empresas de reflorestamento, culturas de grãos e de algodão que estão usando drones e vants para encontrar falhas nas plantações”, diz ele.
“Um sinal de que o uso destas tecnologias está crescendo rapidamente no Brasil é a quantidade de consultas que a gente recebe lá na Embrapa”, afirma Jorge. “Há muito agricultor querendo saber qual o melhor equipamento a ser comprado”. De acordo com o pesquisador, existem “por baixo” 200 iniciativas no Brasil para o uso de drones e vants na agricultura. E o número só deve aumentar em um futuro próximo.

Postagens mais visitadas deste blog

Depredação do patrimônio público escolar é CRIME e pode causar pena de detenção por até 6 meses

O que é Patrimônio Público segundo a Lei Nº 4.717/65? É o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Segundo a definição da lei, o que caracteriza o patrimônio público é o fato de pertencer ele a um ente público – a União, um Estado, um Município, uma autarquia ou uma empresa pública. O que diz o Código Penal (Lei Nº 2.848/40) sobre Dano ao Patrimônio Público? Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Parágrafo único - Se o crime é cometido: I - com violência à pessoa ou grave ameaça; II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave; III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima Pen

5 Apps para uso na área zootécnica

1-$uplementa Certo       Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária lança o $uplementa Certo, primeiro aplicativo para smartphones e tablets, com sistema operacional Android, desenvolvido com o objetivo de ajudar na escolha de produtos e estratégias pertinentes a nutrição de bovinos de corte. https://play.google.com/store/apps/details?id=br.embrapa.cnpgc.bcss 2-C7 Gado Corte - Manejo I O aplicativo C7 Gado Corte I é integrante do CR Campeiro 7 e tem por objetivo o registro de operações de manejo do rebanho bovino de corte em uma propriedade rural.  https://play.google.com/store/apps/details?id=com.campeiro.c7gadoi 3-Sistema Rebanho/Gado Leiteiro Aplicativo destinado a criadores de gado leiteiro e consultores da área, sejam veterinários, zootecnistas, pesadores de leite, e afins. O Rebanho Leiteiro é um aplicativo portátil completo para gerenciar o rebanho leiteiro do criador. Possui a ficha do animal, com

5 Melhores Apps para uso na área Florestal

1- C7 Relação H/D  O Aplicativo C7 Relação H/D – Relação Hipsométrica - opera com os dados de altura e diametro obtidos e registrados no aplicativo de levantamentos de dados I, e procede o ajuste a modelos de regressão  com cálculos de coeficientes da regressão e outros como coeficiente de determinação (R2), erro padrão da estimativa (Sxy).  Estão pré-definidos 12 modelos que comumente são utilizados em tais levantamentos.       A partir da seleção de um modelo ajustado e com a inserção de dados de DAP, o programa calcula a estimativa de alturas de árvores localizadas na área amostral onde foi estabelecida a relação hipsométrica. https://play.google.com/store/apps/details?id=crcampeiro.florestal&feature=search_result 2- Aplicativo C7 LDFP O Aplicativo C7 LDFP - Levantamentos de Dados I – Florestas Plantadas  possibilita: a) Cadastro de Espécies Florestais Exóticas(Plantadas) b) Cadastro de Projetos de Levantamentos Florestais aplicados a