Pular para o conteúdo principal

Plantio de muda de cana pré-brotada eleva produtividade em 20%, diz IAC



MPB cana-de-açúcar (Foto: Fernanda Testa/G1)Um novo método de plantio de cana-de-açúcar desenvolvido pelo Centro de Cana do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), em Ribeirão Preto (SP), promete melhorar a qualidade do produto e aumentar a produtividade nas lavouras em até 20%. Conhecido como sistema de mudas pré-brotadas, ou MPB, a técnica tem como objetivo produzir cana a partir de mudas de alta qualidade, livres de doenças e pragas, o que garante taxa de multiplicação muito maior que através do plantio tradicional.
Resultado de uma pesquisa de seis anos, o plantio por MPB foi lançado em março em Guariba (SP), em parceria com a Coplana Cooperativa Agroindustrial e a Associação dos Fornecedores de Cana de Guariba (Socicana). São dessas entidades, os oito pequenos e médios produtores de São Paulo e Minas Gerais, que serão os primeiros a testar o método. Eles serão acompanhados por dois anos por representantes do IAC.
A técnica
No método tradicional, a cana-de-açúcar é cortada em pedaços de 30 a 40 centímetros e enterrada, para que então brote. Segundo o diretor do Centro de Cana do IAC, Marcos Landell, enquanto o produtor utiliza de 18 a 20 toneladas de cana por hectare no método comum, o plantio por MPB demanda dez vezes menos matéria-prima por hectare.

"Com essa redução, o produtor pode utilizar a quantidade que iria para o plantio, para vender nas usinas, fazer açúcar e etanol. Isso reduz o custo do plantio, a partir do momento que ele pode vender a sobra da cana", explica Landell, destacando no sistema MPB, as mudas são produzidas em viveiros e, por isso, também apresentam mais qualidade em termos sanitários - não carregam consigo doenças e pragas, facilmente disseminadas no plantio tradicional.
"Com a expansão que houve da cana na metade da década passada, um dos grandes problemas que tivemos foi a perda de qualidade das mudas, com propagação de doenças que causam impacto na produtividade. Acreditamos que com as MPBs, o produtor, além de incorporar novas variedades, vai incorporar a qualidade de muda", afirma.
MPB cana-de-açúcar (Foto: Fernanda Testa/G1)
Após 60 dias de cultivo, a muda cultivada em viveiros

está pronta para ser levada a campo e plantada

(Foto: Fernanda Testa/G1)
A produtividade da cana a partir das MPBs também é vista como mais vantajosa em termos de rendimento. Os pesquisadores estimam que o aumento de produtividade já na primeira colheita seja de 20%, mas pode chegar a 40%.
"Enquanto a taxa de multiplicação de uma cana plantada mecanicamente é mais ou menos de um para quatro hectares, ou seja, com um hectare de muda você consegue plantar de três a quatro hectares de cana comercial, com um hectare de MPB pode chegar a 100 hectares de cana produzida", diz Landell.
Recuperação do setor
O pesquisador afirma ainda que o sistema pode auxiliar na retomada de competitividade do mercado canavieiro, em meio à crise do setor. "Com a implantação dos núcleos de MPB, vemos uma possibilidade de reação, de mudança na história do produtor. Queremos otimizar e verticalizar a produtividade da cana no centro-sul do Brasil, começando por São Paulo, e fazer da atividade uma coisa cada vez mais sustentável", explica.

O presidente da Coplana, José Antonio de Rossato Júnior, diz concordar com a afirmação, destacando que a propagação do método pode garantir a manutenção e continuidade do produtor no campo. "Essa técnica é uma quebra de paradigma, estamos otimistas.Temos sido penalizados por ações do governo, pelo mercado. Conseguir formatar uma tecnologia onde é possível ver uma luz no fim do túnel, faz com que o agricultor continue produzindo cana", afirma.
MPB cana-de-açúcar (Foto: Fernanda Testa/G1)
Quantidade de mudas de cana utilizada por hectare no método MPB é menor que no plantio tradicional

(Foto: Fernanda Testa/G1)


FONTE SITE/G1 GLOBO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Depredação do patrimônio público escolar é CRIME e pode causar pena de detenção por até 6 meses

O que é Patrimônio Público segundo a Lei Nº 4.717/65? É o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Segundo a definição da lei, o que caracteriza o patrimônio público é o fato de pertencer ele a um ente público – a União, um Estado, um Município, uma autarquia ou uma empresa pública. O que diz o Código Penal (Lei Nº 2.848/40) sobre Dano ao Patrimônio Público? Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Parágrafo único - Se o crime é cometido: I - com violência à pessoa ou grave ameaça; II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave; III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima Pen

5 Apps para uso na área zootécnica

1-$uplementa Certo       Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária lança o $uplementa Certo, primeiro aplicativo para smartphones e tablets, com sistema operacional Android, desenvolvido com o objetivo de ajudar na escolha de produtos e estratégias pertinentes a nutrição de bovinos de corte. https://play.google.com/store/apps/details?id=br.embrapa.cnpgc.bcss 2-C7 Gado Corte - Manejo I O aplicativo C7 Gado Corte I é integrante do CR Campeiro 7 e tem por objetivo o registro de operações de manejo do rebanho bovino de corte em uma propriedade rural.  https://play.google.com/store/apps/details?id=com.campeiro.c7gadoi 3-Sistema Rebanho/Gado Leiteiro Aplicativo destinado a criadores de gado leiteiro e consultores da área, sejam veterinários, zootecnistas, pesadores de leite, e afins. O Rebanho Leiteiro é um aplicativo portátil completo para gerenciar o rebanho leiteiro do criador. Possui a ficha do animal, com

5 Melhores Apps para uso na área Florestal

1- C7 Relação H/D  O Aplicativo C7 Relação H/D – Relação Hipsométrica - opera com os dados de altura e diametro obtidos e registrados no aplicativo de levantamentos de dados I, e procede o ajuste a modelos de regressão  com cálculos de coeficientes da regressão e outros como coeficiente de determinação (R2), erro padrão da estimativa (Sxy).  Estão pré-definidos 12 modelos que comumente são utilizados em tais levantamentos.       A partir da seleção de um modelo ajustado e com a inserção de dados de DAP, o programa calcula a estimativa de alturas de árvores localizadas na área amostral onde foi estabelecida a relação hipsométrica. https://play.google.com/store/apps/details?id=crcampeiro.florestal&feature=search_result 2- Aplicativo C7 LDFP O Aplicativo C7 LDFP - Levantamentos de Dados I – Florestas Plantadas  possibilita: a) Cadastro de Espécies Florestais Exóticas(Plantadas) b) Cadastro de Projetos de Levantamentos Florestais aplicados a