Pular para o conteúdo principal

Fundect e Secretaria de Educação vão avaliar cursos da UEMS


Secretária de Estado de Educação, Maria Cecília e Marcelo Turine, diretor-presidente da Fundect
O diretor-presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado (Fundect), Marcelo Turine, e a secretária de Estado de Educação, Maria Cecília Amendola da Motta, assinaram o termo de cooperação para execução do Programa de Avaliação Institucional Externa dos cursos de educação superior, oferecidos pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Este ano, serão avaliados os cursos de Administração da unidade de Maracaju, Administração Pública modalidade a Distância, Computação da unidade de Nova Andradina, Direito das unidades de Dourados e Paranaíba, Enfermagem e Física da unidade de Dourados, História da unidade de Amambai, Letras das unidades de Campo Grande e Jardim, Pedagogia das unidades de Campo Grande e Paranaíba e Zootecnia da unidade de Aquidauana.

As avaliações são periódicas e acontecem para a renovação do reconhecimento dos cursos, que pode ser de até cinco anos. Se o curso não estiver regularizado, a instituição não poderá emitir diploma ao aluno.

A avaliação externa é realizada por uma comissão composta por dois professores especialistas na área do curso, que consideram a organização didático-pedagógica, o corpo docente e a infraestrutura, aos quais são atribuídos nota de um a cinco, sendo três o conceito mínimo para reconhecimento do curso. O trabalho é coordenado pela Fundect.

Os cursos da UEMS são reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação, ao contrário das outras instituições de ensino do Estado, que são avaliadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
Fonte: Fundect

Postagens mais visitadas deste blog

Depredação do patrimônio público escolar é CRIME e pode causar pena de detenção por até 6 meses

O que é Patrimônio Público segundo a Lei Nº 4.717/65? É o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Segundo a definição da lei, o que caracteriza o patrimônio público é o fato de pertencer ele a um ente público – a União, um Estado, um Município, uma autarquia ou uma empresa pública. O que diz o Código Penal (Lei Nº 2.848/40) sobre Dano ao Patrimônio Público? Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Parágrafo único - Se o crime é cometido: I - com violência à pessoa ou grave ameaça; II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave; III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima Pen

5 Apps para uso na área zootécnica

1-$uplementa Certo       Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária lança o $uplementa Certo, primeiro aplicativo para smartphones e tablets, com sistema operacional Android, desenvolvido com o objetivo de ajudar na escolha de produtos e estratégias pertinentes a nutrição de bovinos de corte. https://play.google.com/store/apps/details?id=br.embrapa.cnpgc.bcss 2-C7 Gado Corte - Manejo I O aplicativo C7 Gado Corte I é integrante do CR Campeiro 7 e tem por objetivo o registro de operações de manejo do rebanho bovino de corte em uma propriedade rural.  https://play.google.com/store/apps/details?id=com.campeiro.c7gadoi 3-Sistema Rebanho/Gado Leiteiro Aplicativo destinado a criadores de gado leiteiro e consultores da área, sejam veterinários, zootecnistas, pesadores de leite, e afins. O Rebanho Leiteiro é um aplicativo portátil completo para gerenciar o rebanho leiteiro do criador. Possui a ficha do animal, com

5 Melhores Apps para uso na área Florestal

1- C7 Relação H/D  O Aplicativo C7 Relação H/D – Relação Hipsométrica - opera com os dados de altura e diametro obtidos e registrados no aplicativo de levantamentos de dados I, e procede o ajuste a modelos de regressão  com cálculos de coeficientes da regressão e outros como coeficiente de determinação (R2), erro padrão da estimativa (Sxy).  Estão pré-definidos 12 modelos que comumente são utilizados em tais levantamentos.       A partir da seleção de um modelo ajustado e com a inserção de dados de DAP, o programa calcula a estimativa de alturas de árvores localizadas na área amostral onde foi estabelecida a relação hipsométrica. https://play.google.com/store/apps/details?id=crcampeiro.florestal&feature=search_result 2- Aplicativo C7 LDFP O Aplicativo C7 LDFP - Levantamentos de Dados I – Florestas Plantadas  possibilita: a) Cadastro de Espécies Florestais Exóticas(Plantadas) b) Cadastro de Projetos de Levantamentos Florestais aplicados a