Pular para o conteúdo principal

ALL desativa malha Ferroviária do Trem do pantanal, deputado pede investigação.




A desativação da malha ferroviária de Mato Grosso do Sul pela Concessionária América Latina Logística levou o deputado estadual Barbosinha (PSB) a utilizar a tribuna da Assembleia Legislativa na quinta-feira (21), para sugerir a instauração de um Inquérito Civil Público por meio da Procuradoria da República, ou até mesmo a formação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) pela Casa de Leis. O objetivo será acompanhar e investigar a situação de inoperância dos ramais ferroviários federais que atravessam o Estado. 

Na oportunidade, o deputado Barbosinha relatou a história da malha ferroviária que um dia transportou mais de 70% da carga produzida no Estado, e que hoje não chega a 20%. "A rede ferroviária chegou a emitir em Mato Grosso do Sul 1.800 passagens, tendo como destinos o Pantanal e a cidade de São Paulo. Já teve mais de quatro mil ferroviários e hoje não chega a 500".

Na primeira semana do mês de maio, a ALL-Rumo informou sobre a suspensão do tráfego de trens entre as cidades de Três Lagoas e Agente Inocêncio, um trecho de 700 quilômetros de malha ferroviária. A empresa já havia abandonado um trecho de 302 quilômetros entre Campo Grande e Ponta Porã, totalizando até agora 1.002 quilômetros de malhas desativadas, e demitindo em torno de 100 ferroviários.

A empresa também determinou a suspensão do transporte de combustível para o Estado de Mato Grosso do Sul, através da malha de bitola estreita entre Paulínia/SP e Campo Grande/MS, o que implicará em mais caminhões nas estradas transportando produtos perigosos e funcionários demitidos. 

Segundo o diretor do Sindicato dos Trabalhadores de Empresas Ferroviárias de Bauru e Mato Grosso do Sul, Evanildo da Silva, que utilizou a tribuna da Assembleia para relatar a situação da malha ferroviária do Estado, os transtornos causados pela ALL-Rumo ferem as causas trabalhistas e comprometem o escoamento da produção estadual. "Contratos com empresas de derivados de petróleo e de produtos siderúrgicos estão sendo rompidos e tudo está sendo paralisado sem qualquer explicação", afirmou o diretor.

A crise no setor, conforme o representante, se intensificou após a fusão da Rumo Logística com a América Latina Logística (ALL), aprovada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em novembro de 2014. Em todo o Brasil, a empresa prevê investimentos de quase R$ 8 bilhões. 

Para o deputado Barbosinha a ALL-Rumo assumiu as ferrovias brasileiras com a justificativa de fazer amplos investimentos. "No momento em que nós deveríamos estar analisando o fortalecimento das nossas ferrovias, nós estamos assistindo a morte silenciosa. Por isso, é importante que tenhamos compreensão de quais foram os compromissos assumidos pela concessionária, porque se hoje o transporte ferroviário não é do ponto de vista econômico financeiro rentável, foi porque não houve os investimentos necessários para aumentar a quantidade de vagões, linhas, eficiência e celeridade", enfatizou o deputado. 

Barbosinha ainda frisou que a Assembleia Legislativa está atenta, não apenas pelo desemprego, mais também pelo desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. "Não podemos deixar escapar a oportunidade do Estado estar ligado à rota bioceânica, para que possamos escoar a nossa produção. Acredito que, não existe um caminho mais econômico que não seja pela malha ferroviária", finalizou o parlamentar.

FONTE CORREIO DE CORUMBÁ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Depredação do patrimônio público escolar é CRIME e pode causar pena de detenção por até 6 meses

O que é Patrimônio Público segundo a Lei Nº 4.717/65? É o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Segundo a definição da lei, o que caracteriza o patrimônio público é o fato de pertencer ele a um ente público – a União, um Estado, um Município, uma autarquia ou uma empresa pública. O que diz o Código Penal (Lei Nº 2.848/40) sobre Dano ao Patrimônio Público? Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Parágrafo único - Se o crime é cometido: I - com violência à pessoa ou grave ameaça; II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave; III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima Pen...

Estádios fenológicos e marcha de absorção de nutrientes da soja.

Autoria:  OLIVEIRA JUNIOR, A. de; CASTRO, C. de Confira neste material:  Estádios fenológicos: fase reprodutiva (crescimento indeterminado e determinado); fase vegetativa. Marcha de absorção de nutrientes da soja: macronutrientes (nitrogênio, cálcio, fósforo, magnésio, potássio e enxofre) e micronutrientes (Boro, manganês, cobre, zinco). Extração e exportação de macro e micronutrientes em diferentes cultivares de soja: BRS 184, SYN 1059, DM 6563 - Intacta RR2 PRO (tm).

Fitopatologia na Agronomia: Utilização de Câmara úmida para desenvolvimento de estruturas de patógenos

     Acadêmicos do 3° Ano de Agronomia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campus de Aquidauana, nesta terça- feira receberam instruções sobre  preparar a câmara úmida para o desenvolvimento de fitopatógenos na superfície da planta hospedeira e métodos de isolamentos de microrganismos.    A atividade foi realizada para atender à carga horária prática da disciplina de fitopatologia, ministrada pela Professora Wanderléia Rodrigues. SAIBA MAIS  1-Câmara úmida Objetivo: expor o material vegetal a um ambiente úmido para que ocorra o desenvolvimento das estruturas do patógeno na superfície da lesão. Qualquer parte da planta (folha, flores, ramos, etc) pode ser acondicionada em um recipiente (sacos plásticos, caixa plástica, placa de Petri, etc) fechado contendo um algodão ou papel umedecido com água. O interior do recipiente ficará úmido e assim estimulará o crescimento das estruturas do patógeno na lesão do material ...