Pular para o conteúdo principal

Projeto da UEMS Aquidauana visa potencializar o setor leiteiro no Estado


A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) desenvolve durante o ano de 2015 o projeto intitulado “Potencialização das Ações de Extensão do Centro de Referência em Produção e Beneficiamento de Leite do Estado de Mato Grosso do Sul”, pela Unidade Universitária de Aquidauana, atendendo dez municípios do Estado, com recursos oriundos do Ministério da Educação e Cultura (MEC).
De acordo com o coordenador do Projeto, o professor Dr. Marcus Vinicius Morais de Oliveira, serão atendidos produtores de leite com perfil, preferencialmente, de assentamentos rurais e agricultura familiar pertencentes aos municípios de Anastácio, Aquidauana, Bela Vista, Campo Grande, Corumbá, Guia Lopes da Laguna, Glória de Dourados, Nioaque, Sidrolândia e Terenos. “Serão atendidos, no total, cerca de 400 produtores, sendo aproximadamente 40 por município”, ressaltou o coordenador.
O projeto comporá uma rede multidisciplinar e interinstitucional e terá função vital para o sucesso do desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Leite, já que uma das principais dificuldades para a capacitação dos produtores nas fazendas é a falta de infra-estrutura, animais saudáveis e em condições fisiológicas ideais para a manipulação. Além da disponibilidade de recursos humanos com perfil psicológico adequado, para que haja segurança das pessoas envolvidas na capacitação, preservação da integridade física dos animais e condições ideais para a translocação dos conhecimentos teórico-prático entre o publico alvo.

O Centro de Referência em Produção e Beneficiamento de Leite do Estado de Mato Grosso do Sul (CRPBL-MS), também intitulado de UEMS-Leite, é gerido pelo Curso de Zootecnia da Unidade Universitária de Aquidauana da UEMS, e será utilizado como um local de treinamento teórico-prático de produtores, estudantes e profissionais liberais das Ciências Agrárias. Já o transbordamento dos conhecimentos acadêmico-científico - via assistência técnica aos produtores de leite - é efetuada pelo Programa de Capacitação Técnica Aplicada a Pecuária Leiteira (PCTA-PL), mais conhecido como Programa Rio de Leite, em vigor no Mato Grosso do Sul desde 2004.
O objetivo principal do UEMS-Leite e do Programa Rio de Leite é a capacitação de produtores de origem familiar e de alunos dos Cursos de Técnico em Agropecuária, Agronomia e Zootecnia da UEMS de Aquidauna, de modo que haja uma constante troca de experiências do ambiente acadêmico-científico com o meio rural, com benefícios mútuos, já que a metodologia de trabalho é totalmente participativa e dinâmica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Depredação do patrimônio público escolar é CRIME e pode causar pena de detenção por até 6 meses

O que é Patrimônio Público segundo a Lei Nº 4.717/65? É o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Segundo a definição da lei, o que caracteriza o patrimônio público é o fato de pertencer ele a um ente público – a União, um Estado, um Município, uma autarquia ou uma empresa pública. O que diz o Código Penal (Lei Nº 2.848/40) sobre Dano ao Patrimônio Público? Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Parágrafo único - Se o crime é cometido: I - com violência à pessoa ou grave ameaça; II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave; III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima Pen...

Estádios fenológicos e marcha de absorção de nutrientes da soja.

Autoria:  OLIVEIRA JUNIOR, A. de; CASTRO, C. de Confira neste material:  Estádios fenológicos: fase reprodutiva (crescimento indeterminado e determinado); fase vegetativa. Marcha de absorção de nutrientes da soja: macronutrientes (nitrogênio, cálcio, fósforo, magnésio, potássio e enxofre) e micronutrientes (Boro, manganês, cobre, zinco). Extração e exportação de macro e micronutrientes em diferentes cultivares de soja: BRS 184, SYN 1059, DM 6563 - Intacta RR2 PRO (tm).

Fitopatologia na Agronomia: Utilização de Câmara úmida para desenvolvimento de estruturas de patógenos

     Acadêmicos do 3° Ano de Agronomia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campus de Aquidauana, nesta terça- feira receberam instruções sobre  preparar a câmara úmida para o desenvolvimento de fitopatógenos na superfície da planta hospedeira e métodos de isolamentos de microrganismos.    A atividade foi realizada para atender à carga horária prática da disciplina de fitopatologia, ministrada pela Professora Wanderléia Rodrigues. SAIBA MAIS  1-Câmara úmida Objetivo: expor o material vegetal a um ambiente úmido para que ocorra o desenvolvimento das estruturas do patógeno na superfície da lesão. Qualquer parte da planta (folha, flores, ramos, etc) pode ser acondicionada em um recipiente (sacos plásticos, caixa plástica, placa de Petri, etc) fechado contendo um algodão ou papel umedecido com água. O interior do recipiente ficará úmido e assim estimulará o crescimento das estruturas do patógeno na lesão do material ...