Pular para o conteúdo principal

Estudante desenvolve plataforma que economiza até 60% de água na irrigação

plantação_agrosmart (Foto: Mysalomon)
Com apenas 23 anos, Mariana Vasconcelos desenvolveu uma plataforma que ajuda a otimizar o uso de água na agricultura, reduzindo em até 60% o desperdício. O Agrosmart, nome dado ao projeto, venceu 562 finalistas do concurso Call to Innovation 2015, promovido pela faculdade Fiap. Como prêmio a estudante ganhou uma bolsa de estudos em uma universidade localizada dentro de uma base da Nasa, a agência espacial norte-americana. Ela fará parte do Graduate Studies Program (GSP) 2015 da Singularity University, nos Estados Unidos.
Mariana explica que, na plataforma, os sensores responsáveis por medirem as variáveis do ambiente são espalhados pela plantação e, por meio de um aplicativo, enviam os dados coletados para a internet 24 horas por dia. Um software, então, faz uma análise das informações recebidas e gera recomendações para o agricultor. “Todos os dias informamos quanto o produtor deve irrigar e quando irrigar. Mostramos dados meteorológicos restritos e conseguimos fazer previsão de doenças e pragas.” 
O desenvolvimento da planta também é acompanhado pelo sistema, que prevê o ritmo de crescimento para cada espécie.  Além da economia de água, a estudante chama atenção para o custo.“Reduzimos também os gastos na irrigação. Quando ligam um pivô sem necessidade ou alimentam uma bomba usam energia desnecessariamente. Muitos agricultores irrigam mais do que o necessário e acabam tirando nutrientes das plantas e perdendo água para o ambiente. Nós aumentamos a produtividade quando entregamos exatamente o que a planta precisa.”

mariana_vasconcelos (Foto: Mysalomon)Formada em administração na Universidade Federal de Itajubá, com foco em empreendedorismo tecnológico, a ideia de criar o aplicativosurgiu da união entre a área de estudo de Mariana com sua experiência familiar. “Meu pai é agricultor e eu conhecia as dificuldades diárias dos produtores rurais”. Assim, no final de 2014 a estudante, junto com os sócios Raphael Tizzi, Thales Nicoleti e Anderson Casemiro, criou a empresa Agrosmart, que deu nome ao aplicativo. Para a Mariana, existe uma lacuna em tecnologias voltadas ao agronegócio.  “Estamos falando de um dos pilares da economia brasileira e do mundo. O agronegócio nunca deixará de ser importante. Acredito que há pouco investimento em inovação nesse meio, pra aumentar a produtividade e facilitar o dia a dia do agricultor.”
Sobre o curso recebido como prêmio, as expectativas da estudante são altas. Mariana conta que a Singularity University é focada em preparar líderes que saibam lidar com tecnologias exponenciais, que mudam a todo instante, e em como criar negócios para inovação em um cenário como este. “A bolsa fará com que consigamos colocar efetivamente as tecnologias desenvolvidas nas mãos dos produtores. Não adianta nada ter pesquisa se não programarmos a tecnologia para melhorar a vida das pessoas na outra ponta. Sei que eles vão nos ajudar a fazer isso da melhor maneira possível.”
A comercialização da plataforma Agrosmart começa em primeiro de maio pelo site da empresa 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Depredação do patrimônio público escolar é CRIME e pode causar pena de detenção por até 6 meses

O que é Patrimônio Público segundo a Lei Nº 4.717/65? É o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Segundo a definição da lei, o que caracteriza o patrimônio público é o fato de pertencer ele a um ente público – a União, um Estado, um Município, uma autarquia ou uma empresa pública. O que diz o Código Penal (Lei Nº 2.848/40) sobre Dano ao Patrimônio Público? Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Parágrafo único - Se o crime é cometido: I - com violência à pessoa ou grave ameaça; II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave; III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima Pen

5 Apps para uso na área zootécnica

1-$uplementa Certo       Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária lança o $uplementa Certo, primeiro aplicativo para smartphones e tablets, com sistema operacional Android, desenvolvido com o objetivo de ajudar na escolha de produtos e estratégias pertinentes a nutrição de bovinos de corte. https://play.google.com/store/apps/details?id=br.embrapa.cnpgc.bcss 2-C7 Gado Corte - Manejo I O aplicativo C7 Gado Corte I é integrante do CR Campeiro 7 e tem por objetivo o registro de operações de manejo do rebanho bovino de corte em uma propriedade rural.  https://play.google.com/store/apps/details?id=com.campeiro.c7gadoi 3-Sistema Rebanho/Gado Leiteiro Aplicativo destinado a criadores de gado leiteiro e consultores da área, sejam veterinários, zootecnistas, pesadores de leite, e afins. O Rebanho Leiteiro é um aplicativo portátil completo para gerenciar o rebanho leiteiro do criador. Possui a ficha do animal, com

5 Melhores Apps para uso na área Florestal

1- C7 Relação H/D  O Aplicativo C7 Relação H/D – Relação Hipsométrica - opera com os dados de altura e diametro obtidos e registrados no aplicativo de levantamentos de dados I, e procede o ajuste a modelos de regressão  com cálculos de coeficientes da regressão e outros como coeficiente de determinação (R2), erro padrão da estimativa (Sxy).  Estão pré-definidos 12 modelos que comumente são utilizados em tais levantamentos.       A partir da seleção de um modelo ajustado e com a inserção de dados de DAP, o programa calcula a estimativa de alturas de árvores localizadas na área amostral onde foi estabelecida a relação hipsométrica. https://play.google.com/store/apps/details?id=crcampeiro.florestal&feature=search_result 2- Aplicativo C7 LDFP O Aplicativo C7 LDFP - Levantamentos de Dados I – Florestas Plantadas  possibilita: a) Cadastro de Espécies Florestais Exóticas(Plantadas) b) Cadastro de Projetos de Levantamentos Florestais aplicados a