Pular para o conteúdo principal

Transporte universitário gratuito não será realidade no primeiro semestre para os acadêmicos da UEMS de Aquidauana.


Às vésperas do início do ano letivo, os acadêmicos da UEMS de Aquidauana se deparam com a notícia de que o tão desejado e prometido transporte universitário gratuito, conquistado durante a paralisação discente em novembro de 2014, não será realidade no primeiro semestre de 2015.


Entenda o problema
O PL 032/2014 de autoria do Poder Executivo do município de Aquidauana, que institui o transporte universitário gratuito para os acadêmicos da UEMS de Aquidauana, foi entregue na Câmara Municipal no dia 10 de novembro de 2015. E só foi votado no dia 09 de dezembro do mesmo ano, quase um mês depois.
No PL 032/2014 diz que a “Regulamentação do transporte universitário gratuito” levará um prazo máximo de 120 dias, a contar da data de aprovação na Câmara. E por lei, a Prefeitura tem até 90 dias para fazer o processo licitatório. Assim, fazendo as contas, a regulamentação deverá ficar pronta por volta do dia 09 de abril e a licitação até 09 de julho. Se o Poder Executivo cumprir as datas previstas, o transporte universitário gratuito só será realidade a partir de agosto de 2015. Além disso até o presente momento os Centros Acadêmicos não foram acionados para participar da comissão que escreverá a regulamentação, dessa forma, os estudantes ainda não sabem como será dará tal gratuidade, quantas pessoas serão beneficiadas, quais os horários e pontos de embarque e desembarque, ou seja, não possuem nenhuma informação.
A grande questão é: não haverá subsídio ao transporte universitário para os acadêmicos da UEMS de Aquidauana durante esse período! Assim os acadêmicos deverão pagar o valor integral da mensalidade no valor de R$ 150,00, conforme contrato assinado com a empresa Tuca Transportes decorrente da licitação 002/2014 da Diretoria Executiva do CAEFA-UEMS, realizada em julho de 2014.


Fica no ar qual será a atitude dos estudantes diante de tão triste notícia. Ficarão à espera de um posicionamento da Prefeitura? Dos vereadores locais? Da Instituição de Ensino? Ou farão com que sejam ouvidos? Farão com que os governantes vejam seu real poder de mobilização? Farão com que seus direitos sejam respeitados?


Esperaremos para ver os próximos capítulos dessa estória.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Depredação do patrimônio público escolar é CRIME e pode causar pena de detenção por até 6 meses

O que é Patrimônio Público segundo a Lei Nº 4.717/65? É o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Segundo a definição da lei, o que caracteriza o patrimônio público é o fato de pertencer ele a um ente público – a União, um Estado, um Município, uma autarquia ou uma empresa pública. O que diz o Código Penal (Lei Nº 2.848/40) sobre Dano ao Patrimônio Público? Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Parágrafo único - Se o crime é cometido: I - com violência à pessoa ou grave ameaça; II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave; III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima Pen

5 Apps para uso na área zootécnica

1-$uplementa Certo       Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária lança o $uplementa Certo, primeiro aplicativo para smartphones e tablets, com sistema operacional Android, desenvolvido com o objetivo de ajudar na escolha de produtos e estratégias pertinentes a nutrição de bovinos de corte. https://play.google.com/store/apps/details?id=br.embrapa.cnpgc.bcss 2-C7 Gado Corte - Manejo I O aplicativo C7 Gado Corte I é integrante do CR Campeiro 7 e tem por objetivo o registro de operações de manejo do rebanho bovino de corte em uma propriedade rural.  https://play.google.com/store/apps/details?id=com.campeiro.c7gadoi 3-Sistema Rebanho/Gado Leiteiro Aplicativo destinado a criadores de gado leiteiro e consultores da área, sejam veterinários, zootecnistas, pesadores de leite, e afins. O Rebanho Leiteiro é um aplicativo portátil completo para gerenciar o rebanho leiteiro do criador. Possui a ficha do animal, com

5 Melhores Apps para uso na área Florestal

1- C7 Relação H/D  O Aplicativo C7 Relação H/D – Relação Hipsométrica - opera com os dados de altura e diametro obtidos e registrados no aplicativo de levantamentos de dados I, e procede o ajuste a modelos de regressão  com cálculos de coeficientes da regressão e outros como coeficiente de determinação (R2), erro padrão da estimativa (Sxy).  Estão pré-definidos 12 modelos que comumente são utilizados em tais levantamentos.       A partir da seleção de um modelo ajustado e com a inserção de dados de DAP, o programa calcula a estimativa de alturas de árvores localizadas na área amostral onde foi estabelecida a relação hipsométrica. https://play.google.com/store/apps/details?id=crcampeiro.florestal&feature=search_result 2- Aplicativo C7 LDFP O Aplicativo C7 LDFP - Levantamentos de Dados I – Florestas Plantadas  possibilita: a) Cadastro de Espécies Florestais Exóticas(Plantadas) b) Cadastro de Projetos de Levantamentos Florestais aplicados a