Pular para o conteúdo principal

USP e Embrapa desenvolvem robô que analisa as propriedades do solo

Robô criado pela USP e a Embrapa analisa solo das plantações em São Carlos (Foto: Ely Venâncio/ EPTV)Embrapa Instrumentação e a USP de São Carlos apresentaram  na quarta-feira (19) um robô que pode otimizar o trabalho nas plantações e analisar com rapidez as propriedades do solo. A tecnologia, que é similar à usada pela Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) em Marte, pode reduzir gastos e aumentar a produção. O equipamento e outras novidades estão no Simpósio Nacional de Instrumentação Agropecuária (Siagro) que termina nesta quinta-feira (20).
Ao todo, cinco novas tecnologias apresentadas no evento devem ajudar o trabalho dos agricultores. Para demonstrar cada uma delas, os pesquisadores foram até uma plantação de milho. O destaque ficou por conta do robô ou ‘rover’ (jipe-robô), criado na Escola de Engenharia da USP em parceria com a Embrapa.
Ele é capaz de identificar todas as propriedades do solo com apenas um disparo de luz. “Basicamente você tem um laser de alta energia, que é focalizado sobre o solo e faz com que seja formado um plasma. Esse plasma pode fazer uma analise multi-elementar do solo”, explicou a pesquisadora da Embrapa Débora Milori.
O robô pode identificar, por exemplo, qual parte da plantação precisa de adubo. Assim, o agricultor vai saber exatamente onde deve colocar mais ou menos dependendo da propriedade do solo, diminuindo os gastos e potencializando a produção.

Robô criado pela USP e a Embrapa analisa solodas plantações (Foto: Ely Venâncio/ EPTV)“Cada plantação variada provavelmente vai ter um tipo de rover diferente. Nessa ideia de trabalhar com o rover, um helicóptero ou algum robô aéreo é interessante porque, dependendo de quão compacta é aquela plantação, o rover vai até um ponto e o robô aéreo vai lá dentro ver o que realmente está acontecendo”, explicou o pesquisador da USP Marcelo Becker.
O engenheiro da Nasa Ivair Gontijo contou que ficou surpreso quando soube do trabalho realizado. “Ele faz análise rápida e consegue jogar esses pulsos de luz até sete metros de distância e captar a luz emitida pelo material. Em cinco minutos, o veículo consegue identificar elementos”, disse.
Aplicação de insumos
Além desse equipamento, também foi apresentada uma nova forma de aprimorar a aplicação de insumos. Assim que o avião joga os agrotóxicos a quantidade que cai no solo é registrada em uma fita. Os agricultores podem colocá-la neste dispositivo que facilita a leitura da situação do solo. “Um scanner. Você insere o papel e ele já faz a leitura”, disse o diretor de pesquisa e desenvolvimento Edson Minatel.
O pesquisador Paulo Cruvinel garante que desta forma o uso dos produtos é programado e diminuem os gastos, tornado o trabalho sustentável. “É exatamente buscar não só o apelo tecnologia e inovador, mas também associado aos princípios do conhecimento das questões das pragas agrícolas e como elas se relacionam de forma a diminuir doses, melhorar forma de aplicação, garantir mais segurança ao processo de produção, com sustentabilidade, mas sem perda de competitividade”, destacou.
Com pouca mão de obra no mercado, a automação é uma forte tendência. “Esse é o momento para gente fazer uma avaliação que novas tecnologias e inovações estão sendo desenvolvidos e como eles vão ser incorporados pela agropecuária brasileira”, afirmou o presidente da Embrapa, Maurício Lopes.
FONTE G1 GLOBO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Depredação do patrimônio público escolar é CRIME e pode causar pena de detenção por até 6 meses

O que é Patrimônio Público segundo a Lei Nº 4.717/65? É o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Segundo a definição da lei, o que caracteriza o patrimônio público é o fato de pertencer ele a um ente público – a União, um Estado, um Município, uma autarquia ou uma empresa pública. O que diz o Código Penal (Lei Nº 2.848/40) sobre Dano ao Patrimônio Público? Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Parágrafo único - Se o crime é cometido: I - com violência à pessoa ou grave ameaça; II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave; III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima Pen

5 Apps para uso na área zootécnica

1-$uplementa Certo       Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária lança o $uplementa Certo, primeiro aplicativo para smartphones e tablets, com sistema operacional Android, desenvolvido com o objetivo de ajudar na escolha de produtos e estratégias pertinentes a nutrição de bovinos de corte. https://play.google.com/store/apps/details?id=br.embrapa.cnpgc.bcss 2-C7 Gado Corte - Manejo I O aplicativo C7 Gado Corte I é integrante do CR Campeiro 7 e tem por objetivo o registro de operações de manejo do rebanho bovino de corte em uma propriedade rural.  https://play.google.com/store/apps/details?id=com.campeiro.c7gadoi 3-Sistema Rebanho/Gado Leiteiro Aplicativo destinado a criadores de gado leiteiro e consultores da área, sejam veterinários, zootecnistas, pesadores de leite, e afins. O Rebanho Leiteiro é um aplicativo portátil completo para gerenciar o rebanho leiteiro do criador. Possui a ficha do animal, com

5 Melhores Apps para uso na área Florestal

1- C7 Relação H/D  O Aplicativo C7 Relação H/D – Relação Hipsométrica - opera com os dados de altura e diametro obtidos e registrados no aplicativo de levantamentos de dados I, e procede o ajuste a modelos de regressão  com cálculos de coeficientes da regressão e outros como coeficiente de determinação (R2), erro padrão da estimativa (Sxy).  Estão pré-definidos 12 modelos que comumente são utilizados em tais levantamentos.       A partir da seleção de um modelo ajustado e com a inserção de dados de DAP, o programa calcula a estimativa de alturas de árvores localizadas na área amostral onde foi estabelecida a relação hipsométrica. https://play.google.com/store/apps/details?id=crcampeiro.florestal&feature=search_result 2- Aplicativo C7 LDFP O Aplicativo C7 LDFP - Levantamentos de Dados I – Florestas Plantadas  possibilita: a) Cadastro de Espécies Florestais Exóticas(Plantadas) b) Cadastro de Projetos de Levantamentos Florestais aplicados a