Pular para o conteúdo principal

Fique ligado nas 10 dicas para o enem

1) Chegue com bastante antecedência nos locais da prova. Identifique sua sala de aula e tente relaxar. Não esqueça de levar pelo menos uma garrafa de água, é bom levar alguma fruta ou barra de cereal.
2) Antes da prova, não se cobre pensando no seu futuro ou na pressão familiar. Tenha em mente o que você estudou e que seu esforço só vai lhe ajudar.
3) Não consegue fazer uma questão? Passe para as próximas para não perder tempo e depois retorne a ela. Tente relacionar o conhecimento entre um e outro questionamento e a teoria com o cotidiano. Pule a questão quando tiver dificuldade, mas não fique indo de uma prova para outra. Isso pode confundi-lo, já que são áreas distintas.
4) Em média, o candidato tem três minutos para responder a cada questão. É importante não perder tempo, mas não fique paranoico controlando o relógio, isso pode te atrapalhar ainda mais. Não sabe a resposta de alguma questão? Analise qual alternativa é mais coerente com o enunciado. Muitas respostas estão nas entrelinhas.
5) Enem exige, além de conhecimento, interpretação e análise. Não basta ter estudado, no momento da prova tenha senso crítico e bom senso.
6) As questões possuem cinco alternativas. Na maioria dos casos, há pelo menos duas que são visivelmente incorretas e outra que pode ser descartável. Ou seja, você fica em dúvida mesmo entre duas questões, aí que entra a necessidade de interpretação.
7) Para desenvolver a redação, leia a proposta da prova e monte um esqueleto do texto. Aponte alguns argumentos iniciais e o conhecimento que você tem sobre o assunto. Depois _ seja na sequência ou após resolver toda prova _  conecte os pontos e organize o texto. Releia várias vezes antes de passar a limpo.
8) Esqueça os outros. Se muitos alunos começarem a sair da sala, não fique nervoso. O Enem é uma prova extensa e precisa de quase todo o período para que seja respondido de forma pensada. Quem sair muito cedo, possivelmente, não respondeu a todas as questões ou chutou as respostas em muitas delas.
9) Na hora de passar as respostas para o cartão resposta, confie na alternativa que você escolheu e evite voltar atrás. A menos que você perceba claramente que errou, será uma decisão da baseada na emoção e na pressa do momento. Lembre-se: a alternativa que você escolheu foi analisada e pensada antes. 
10) Após a tarde exaustiva de provas, durma cedo no sábado e não estude à noite. Durante a noite, procure pensar em outras coisas. No dia seguinte, acorde com bastante antecedência. Não estude na manhã de sábado e de domingo.

Fique ligado

- Leve documento de identidade com foto (pode ser carteira de identidade, passaporte, carteira nacional de habilitação ou carteira de trabalho). 
- Em nenhuma hipótese tente fazer fotos e selfies durante a prova. Quem postar foto de si mesmo, da prova ou do cartão resposta, pode ser eliminado. Se levar o celular, ele deve ser guardado em um porta-objetos fornecido pelos aplicadores das provas
- Apenas caneta esferográfica transparente da cor preta pode ser usada para fazer a prova. Sem ela, há risco de não ter o cartão de respostas registrado pelo leitor ótico e ficar com nota zero.
- Os portões de acesso aos locais de prova abrem ao meio-dia e serão fechados às 13h. Recomenda-se chegar ao local com uma hora de antecedência. 
- No primeiro dia serão aplicadas as provas de Ciências Humanas e suas tecnologias e de Ciências da Natureza e suas tecnologias, com duração de quatro horas e 30 minutos. No segundo dia, é a vez das provas de Linguagens, Códigos e suas tecnologias, Redação e Matemática e suas tecnologias, com duração de cinco horas e 30 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Depredação do patrimônio público escolar é CRIME e pode causar pena de detenção por até 6 meses

O que é Patrimônio Público segundo a Lei Nº 4.717/65? É o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Segundo a definição da lei, o que caracteriza o patrimônio público é o fato de pertencer ele a um ente público – a União, um Estado, um Município, uma autarquia ou uma empresa pública. O que diz o Código Penal (Lei Nº 2.848/40) sobre Dano ao Patrimônio Público? Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Parágrafo único - Se o crime é cometido: I - com violência à pessoa ou grave ameaça; II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave; III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima Pen...

Estádios fenológicos e marcha de absorção de nutrientes da soja.

Autoria:  OLIVEIRA JUNIOR, A. de; CASTRO, C. de Confira neste material:  Estádios fenológicos: fase reprodutiva (crescimento indeterminado e determinado); fase vegetativa. Marcha de absorção de nutrientes da soja: macronutrientes (nitrogênio, cálcio, fósforo, magnésio, potássio e enxofre) e micronutrientes (Boro, manganês, cobre, zinco). Extração e exportação de macro e micronutrientes em diferentes cultivares de soja: BRS 184, SYN 1059, DM 6563 - Intacta RR2 PRO (tm).

Fitopatologia na Agronomia: Utilização de Câmara úmida para desenvolvimento de estruturas de patógenos

     Acadêmicos do 3° Ano de Agronomia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campus de Aquidauana, nesta terça- feira receberam instruções sobre  preparar a câmara úmida para o desenvolvimento de fitopatógenos na superfície da planta hospedeira e métodos de isolamentos de microrganismos.    A atividade foi realizada para atender à carga horária prática da disciplina de fitopatologia, ministrada pela Professora Wanderléia Rodrigues. SAIBA MAIS  1-Câmara úmida Objetivo: expor o material vegetal a um ambiente úmido para que ocorra o desenvolvimento das estruturas do patógeno na superfície da lesão. Qualquer parte da planta (folha, flores, ramos, etc) pode ser acondicionada em um recipiente (sacos plásticos, caixa plástica, placa de Petri, etc) fechado contendo um algodão ou papel umedecido com água. O interior do recipiente ficará úmido e assim estimulará o crescimento das estruturas do patógeno na lesão do material ...