Pular para o conteúdo principal

Fique ligado nas 10 dicas para o enem

1) Chegue com bastante antecedência nos locais da prova. Identifique sua sala de aula e tente relaxar. Não esqueça de levar pelo menos uma garrafa de água, é bom levar alguma fruta ou barra de cereal.
2) Antes da prova, não se cobre pensando no seu futuro ou na pressão familiar. Tenha em mente o que você estudou e que seu esforço só vai lhe ajudar.
3) Não consegue fazer uma questão? Passe para as próximas para não perder tempo e depois retorne a ela. Tente relacionar o conhecimento entre um e outro questionamento e a teoria com o cotidiano. Pule a questão quando tiver dificuldade, mas não fique indo de uma prova para outra. Isso pode confundi-lo, já que são áreas distintas.
4) Em média, o candidato tem três minutos para responder a cada questão. É importante não perder tempo, mas não fique paranoico controlando o relógio, isso pode te atrapalhar ainda mais. Não sabe a resposta de alguma questão? Analise qual alternativa é mais coerente com o enunciado. Muitas respostas estão nas entrelinhas.
5) Enem exige, além de conhecimento, interpretação e análise. Não basta ter estudado, no momento da prova tenha senso crítico e bom senso.
6) As questões possuem cinco alternativas. Na maioria dos casos, há pelo menos duas que são visivelmente incorretas e outra que pode ser descartável. Ou seja, você fica em dúvida mesmo entre duas questões, aí que entra a necessidade de interpretação.
7) Para desenvolver a redação, leia a proposta da prova e monte um esqueleto do texto. Aponte alguns argumentos iniciais e o conhecimento que você tem sobre o assunto. Depois _ seja na sequência ou após resolver toda prova _  conecte os pontos e organize o texto. Releia várias vezes antes de passar a limpo.
8) Esqueça os outros. Se muitos alunos começarem a sair da sala, não fique nervoso. O Enem é uma prova extensa e precisa de quase todo o período para que seja respondido de forma pensada. Quem sair muito cedo, possivelmente, não respondeu a todas as questões ou chutou as respostas em muitas delas.
9) Na hora de passar as respostas para o cartão resposta, confie na alternativa que você escolheu e evite voltar atrás. A menos que você perceba claramente que errou, será uma decisão da baseada na emoção e na pressa do momento. Lembre-se: a alternativa que você escolheu foi analisada e pensada antes. 
10) Após a tarde exaustiva de provas, durma cedo no sábado e não estude à noite. Durante a noite, procure pensar em outras coisas. No dia seguinte, acorde com bastante antecedência. Não estude na manhã de sábado e de domingo.

Fique ligado

- Leve documento de identidade com foto (pode ser carteira de identidade, passaporte, carteira nacional de habilitação ou carteira de trabalho). 
- Em nenhuma hipótese tente fazer fotos e selfies durante a prova. Quem postar foto de si mesmo, da prova ou do cartão resposta, pode ser eliminado. Se levar o celular, ele deve ser guardado em um porta-objetos fornecido pelos aplicadores das provas
- Apenas caneta esferográfica transparente da cor preta pode ser usada para fazer a prova. Sem ela, há risco de não ter o cartão de respostas registrado pelo leitor ótico e ficar com nota zero.
- Os portões de acesso aos locais de prova abrem ao meio-dia e serão fechados às 13h. Recomenda-se chegar ao local com uma hora de antecedência. 
- No primeiro dia serão aplicadas as provas de Ciências Humanas e suas tecnologias e de Ciências da Natureza e suas tecnologias, com duração de quatro horas e 30 minutos. No segundo dia, é a vez das provas de Linguagens, Códigos e suas tecnologias, Redação e Matemática e suas tecnologias, com duração de cinco horas e 30 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Depredação do patrimônio público escolar é CRIME e pode causar pena de detenção por até 6 meses

O que é Patrimônio Público segundo a Lei Nº 4.717/65? É o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Segundo a definição da lei, o que caracteriza o patrimônio público é o fato de pertencer ele a um ente público – a União, um Estado, um Município, uma autarquia ou uma empresa pública. O que diz o Código Penal (Lei Nº 2.848/40) sobre Dano ao Patrimônio Público? Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Parágrafo único - Se o crime é cometido: I - com violência à pessoa ou grave ameaça; II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave; III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima Pen...

Estádios fenológicos e marcha de absorção de nutrientes da soja.

Autoria:  OLIVEIRA JUNIOR, A. de; CASTRO, C. de Confira neste material:  Estádios fenológicos: fase reprodutiva (crescimento indeterminado e determinado); fase vegetativa. Marcha de absorção de nutrientes da soja: macronutrientes (nitrogênio, cálcio, fósforo, magnésio, potássio e enxofre) e micronutrientes (Boro, manganês, cobre, zinco). Extração e exportação de macro e micronutrientes em diferentes cultivares de soja: BRS 184, SYN 1059, DM 6563 - Intacta RR2 PRO (tm).

#RELEMBRE HISTÓRIA : Arado de tração animal

             Por volta de 5000 a.C., o ser humano cansou de vagar em busca de terras boas para o cultivo e de depender de minhocas para preparar o solo. Nossos antepassados usavam galhos de árvores para afofar o solo e fazer sulcos onde eram colocadas as sementes, como enxadas primitivas.        Como nessa época o ser humano já havia dominado a metalurgia e a domesticação de animais, inventou um utensílio feito com galhos bifurcados (que depois recebeu uma pedra afiada na ponta) que, puxado por animais, arava a terra.Os sumérios foram os primeiros a utilizarem arados tracionados por animais.         Como o arado comum sempre tomba a terra para um mesmo lado,é impossível ter-se linhas consecutivas trabalhadas em sentidos inversos, que estragariam o terreno. Usam-se então esquemas para dividir a área em glebas, arando umas na ida e outras na volta. É preciso t...