Pular para o conteúdo principal

Massa de ar frio avança sobre Sul, Sudeste e Centro-Oeste neste domingo


PREVISÃO PARA O DOMINGO, DIA 14

SUDESTE

No domingo, dia 14, uma massa de ar frio e seco avança sobre o interior de São Paulo. Na metade leste, o dia fica com tempo ainda mais fechado e com chuvas fracas. Além disso, como os ventos de sul ganham intensidade durante a tarde, as temperaturas ficam baixas em toda a faixa leste de São Paulo, causando sensação de frio. No Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, o tempo segue mais instável, com chuva a qualquer momento do dia. Na segunda, dia 15, ainda há condição para chuva no norte da região. Durante a próxima semana, o destaque passa a ser o frio.

SUL

O domingo será ensolarado em toda a região Sul. O frio atinge boa parte do Rio Grande do Sul. Nos Campos de Cima da Serra e na Campanha, há potencial para a primeira geada da estação. Durante a tarde, o sol atinge o Estado e as temperaturas sobem. Sobre Santa Catarina e Paraná, o frio ainda não é tão intenso, mas a mudança dos ventos para sul garantem uma sensação de frio ao longo do dia. A semana começa com tempo firme. As temperaturas serão baixas no começo do dia e amenas à tarde. Nos próximos dias, o tempo segue firme na região e as temperaturas começam a subir lentamente.

CENTRO-OESTE

No domingo, uma massa de ar frio e seco avança sobre Mato Grosso do Sul e a metade sul do Mato Grosso, garantindo tempo seco e sem chuva. Nestas regiões, as temperaturas mínimas e máximas entram em declínio. Sobre a metade norte do Mato Grosso e todo o Estado de Goiás, incluindo o Distrito Federal, áreas de instabilidade avançam a partir da tarde e provocam pancas isoladas. Na segunda, segue a condição de chuva no norte da região e tempo mais seco no sul, com destaque para as baixas temperaturas no começo do dia em grande parte de Mato Grosso do Sul. Durante a próxima semana, a chuva segue concentrada no norte de Goiás, Mato Grosso e no Distrito Federal. Na maior parte dos casos, a precipitação ocorre no de fim de tarde. Na metade sul da região, o tempo é firme e tem predomínio de sol.

NORDESTE

No domingo, o dia fica aberto e ensolarado. As temperaturas elevadas geram sensação de abafamento. A partir da tarde, nuvens carregadas se formam e provocam chuvas intensas, principalmente no extremo norte do Nordeste. Além disso, chuvas isoladas, que ocorrem no oeste e sul da Bahia, devem vir acompanhadas de temporais no extremo sul baiano. Nos próximos dias, há previsão de chuvas generalizadas para grande parte da Bahia, oeste de Pernambuco, Paraíba, sul do Piauí, Maranhão e Ceará. Há potencial para temporais e chuvas mais fortes no litoral sul da Bahia. Nos demais pontos da região, a chuva ocorre de forma irregular e isolada.

NORTE

O domingo terá tempo aberto e calor em todo a região Norte do país. No fim da tarde, o tempo volta a mudar, já que a combinação de calor e umidade provoca pancadas de chuva em grande parte da região. Precipitações mais intensas se concentram na costa do Amapá devido à Zona de Convergência Intertropical. Já sobre Roraima, a entrada de uma massa de ar seco garante um dia de tempo seco. Durante a próxima semana, áreas de instabilidade ganham força na região e há previsão de chuva para todos os Estados. O oeste da região recebe maior condição para chuvas fortes e temporais.

SOMAR METEOROLOGIA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Depredação do patrimônio público escolar é CRIME e pode causar pena de detenção por até 6 meses

O que é Patrimônio Público segundo a Lei Nº 4.717/65? É o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Segundo a definição da lei, o que caracteriza o patrimônio público é o fato de pertencer ele a um ente público – a União, um Estado, um Município, uma autarquia ou uma empresa pública. O que diz o Código Penal (Lei Nº 2.848/40) sobre Dano ao Patrimônio Público? Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Parágrafo único - Se o crime é cometido: I - com violência à pessoa ou grave ameaça; II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave; III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima Pen...

Estádios fenológicos e marcha de absorção de nutrientes da soja.

Autoria:  OLIVEIRA JUNIOR, A. de; CASTRO, C. de Confira neste material:  Estádios fenológicos: fase reprodutiva (crescimento indeterminado e determinado); fase vegetativa. Marcha de absorção de nutrientes da soja: macronutrientes (nitrogênio, cálcio, fósforo, magnésio, potássio e enxofre) e micronutrientes (Boro, manganês, cobre, zinco). Extração e exportação de macro e micronutrientes em diferentes cultivares de soja: BRS 184, SYN 1059, DM 6563 - Intacta RR2 PRO (tm).

#RELEMBRE HISTÓRIA : Arado de tração animal

             Por volta de 5000 a.C., o ser humano cansou de vagar em busca de terras boas para o cultivo e de depender de minhocas para preparar o solo. Nossos antepassados usavam galhos de árvores para afofar o solo e fazer sulcos onde eram colocadas as sementes, como enxadas primitivas.        Como nessa época o ser humano já havia dominado a metalurgia e a domesticação de animais, inventou um utensílio feito com galhos bifurcados (que depois recebeu uma pedra afiada na ponta) que, puxado por animais, arava a terra.Os sumérios foram os primeiros a utilizarem arados tracionados por animais.         Como o arado comum sempre tomba a terra para um mesmo lado,é impossível ter-se linhas consecutivas trabalhadas em sentidos inversos, que estragariam o terreno. Usam-se então esquemas para dividir a área em glebas, arando umas na ida e outras na volta. É preciso t...